Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alves, Rita de Cássia Dias Pereira | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria | - |
dc.creator | Silva, Maria | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-10T20:11:48Z | - |
dc.date.available | 2013-12-10T20:11:48Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2013-09-26 | - |
dc.identifier.other | CDU 378(813.8) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14073 | - |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa é analisar a permanência de jovens estudantes de origem popular na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no contexto da expansão universitária, da interiorização do ensino superior e da implantação de políticas de inclusão social. A UFRB, desde o seu nascimento, em 2006, recebe uma grande maioria de estudantes egressos do ensino médio de escola pública em função da política institucional de seleção, que se autodeclaram pretos ou pardos, garantindo assim, principalmente, o acesso ao ensino superior da população do Recôncavo da Bahia. Os estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia que integraram o Programa Conexões de Saberes durante o período de 2007 a 2011 são os protagonistas, acompanhados em seus percursos de formação no decorrer da trajetória acadêmica, enfatizando as suas experiências como sujeitos sociais/acadêmicos. Com enfoque nas histórias de vida e formação, o instrumento aplicado (entrevistas) possibilitou o diálogo entre os atores da pesquisa e, através das opiniões e atitudes, foi estabelecida uma interface entre os fatos vivenciados e a formação acadêmica. Os resultados encontrados na pesquisa empírica mostraram que os estudantes de origem popular enfrentam dificuldades para o ingresso e a permanência na UFRB, tendo em vista as deficiências da escola pública no ensino básico e a necessidade de políticas públicas e institucionais que possibilitem aos estudantes novos conhecimentos e garantia da sua cidadania. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Permanencia | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | UFRB | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Permanência e pós-permanência no ensino superior: um estudo sobre a vida universitária através do conexões de saberes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Nascimento, Cláudio Orlando Costa do | - |
dc.contributor.referees | Santos, Georgina Gonçalves dos | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Eduardo | - |
dc.contributor.referees | Tenório, Alexandro | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO MESTRADO PERMANENCIA E POS-PERMANENCIA NO ENSINO SUPERIOR_rev.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.