Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13971
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus ou ambas, em pacientes com nefrolitíase em um hospital universitário de Salvador (Bahia)
Autor(es): Araújo, Fernanda Oliveira
Autor(es): Araújo, Fernanda Oliveira
Abstract: Introdução: A nefrolitíase é um problema mundial relativamente comum com alta prevalência e recorrência. A patogênese da litíase é multifatorial variando em função de fatores genéticos, metabólicos, infecciosos, anatômicos, geográficos e sócio-econômicos, assim como hábitos dietéticos e características individuais. Os estudos vem mostrando um aumento crescente da associação da litíase renal com a hipertensão arterial e a diabetes mellitus. Objetivos: Verificar a frequência de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e/ou diabetes mellitus tipo 2 (DM 2) em pacientes com nefrolitíase e descrever o perfil clínico desses pacientes. Metodologia: Estudo retrospectivo, descritivo cujos dados foram obtidos de prontuários médicos de pacientes formadores de cálculos renais, que freqüentaram o ambulatório de litíase renal do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, no período de 2007 a 2011. Os dados coletados foram: idade da primeira sintomatologia, presença ou não de cólica nefrética, antecedentes familiares de nefrolitíase, rim acometido pelo cálculo e diagnóstico de HAS e/ou DM 2. Resultados: Foram analisados 218 prontuários, dos quais 69,3% dos pacientes eram do sexo feminino. A relação homem/mulher foi de 1:2,25. Cerca de 92% dos pacientes apresentaram história de cólica nefrética e 34,6% tinham antecedente familiar de nefrolitíase. A localização mais frequente do cálculo foi a bilateral. Histórico de HAS e/ou DM 2 foi encontrado em 64,5% dos pacientes, sendo 45% para HAS, 5,2% para DM 2 e 14,2% para ambas patologias (HAS e DM 2). Discussão e Conclusão: Encontrou-se uma elevada prevalência de nefrolitíase em mulheres, diferente dos dados observados na literatura. Mais de 90% dos pacientes apresentaram cólica nefrética, o que representa um aumento dos custos econômicos para o tratamento e redução da produtividade do paciente. Apesar da literatura demonstrar a importância da história familiar na nefrolitíase, nesse estudo, a maioria dos pacientes não apresentou relato de antecedente familiar; e mais da metade tinha história de HAS e/ou DM 2, sendo HAS a associação mais encontrada. O fato é preocupante tendo em vista a alta prevalência da HAS na Bahia, principalmente na população negra.
Palavras-chave: Rins - calculos
Hipertensão
Diabetes mellitus
Hospital Universitário
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Colegiado de Graduação em Medicina
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13971
Data do documento: 27-Nov-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Oliveira Araújo.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.