Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13970
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O ensino e o aprendizado práticos da anatomia humana: uma revisão de literatura |
Authors: | Calazans, Natália Contreiras |
metadata.dc.creator: | Calazans, Natália Contreiras |
Abstract: | A Anatomia Humana é a ciência que estuda a macroscopia do corpo humano. Seu ensino nos cursos da área de saúde tem sido fundamental e variado ao longo da História. Este estudo tem por objetivo comparar e contrastar, de forma qualitativa, métodos de ensino da Anatomia Humana como o uso de cadáveres, modelos anatômicos artificiais, peças plastinadas e outras tecnologias, a alunos de cursos da área de Saúde. Para sua elaboração, foram pesquisados artigos do Pubmed, Lilacs e Scielo. A disciplina Anatomia Humana, desde sempre, é influenciada por fatores sociais, políticos, econômicos, religiosos, e por tendências e modismos educacionais. O uso de cadáveres em dissecação e prossecção está sendo substituído por dissecação virtual, simuladores e outras tecnologias com uso de computadores. A dissecação, contudo, é considerada como o método de ensino mais adequado para a Anatomia Humana. O uso de modelos anatômicos artificiais deve ser feito em associação às peças cadavéricas, e não em substituição às mesmas. A plastinação é a melhor técnica anatômica para se estudar na prossecção, mas se serve como substituta à dissecação ainda é ponto de divergência entre autores. A utilização das novas tecnologias de ensino potencializa o aprendizado da Anatomia. |
Keywords: | Anatomia - Métodos de ensino Dissecação humana |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | em Medicina |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13970 |
Issue Date: | 27-Nov-2013 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.