Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1387
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Perfil de aluno e rendimento escolar em Pedagogia: correlacionando variáveis na UFBA
Título(s) alternativo(s): Revista da FACED
Autor(es): Lordêlo, José Albertino Carvalho
Verhine, Robert E.
Autor(es): Lordêlo, José Albertino Carvalho
Verhine, Robert E.
Abstract: Este artigo traça o perfil do aluno de pedagogia da Universidade Federal da Bahia – UFBA e estabelece correlações entre o rendimento escolar e diversas variáveis independentes. As análises estatísticas foram realizadas a partir do banco de dados sobre ingressos da referida universidade nos anos 1993, 1994, 1995 e 1997. Os alunos do curso de pedagogia tendem a ser mais pobres e egressos majoritariamente da escola média pública, diferentemente do que ocorre com a UFBA como um todo. O rendimento médio escolar no curso de pedagogia é superior ao da UFBA e o estudante negro obtém rendimento escolar significativamente maior que o branco. Esses resultados e outros apresentados no trabalho sugerem uma distinção do sistema de avaliação escolar utilizado no curso de pedagogia dos demais cursos da UFBA. Contudo, faz-se necessário realizar novos estudos para se conhecer melhor esses sistemas e encontrar explicações para os resultados encontrados.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
desempenho acadêmico; ensino superior
curso de pedagogia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1387
Data do documento: 2001
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014.pdf98,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.