Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13329
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação de desfechos em pacientes estratificados por turno de atendimento em emergência de hospital público de referência na cidade de Salvador – Ba
Autor(es): Barbosa, Leonardo de Souza
Autor(es): Barbosa, Leonardo de Souza
Abstract: Alguns estudos têm analisado a diferença dos desfechos em pacientes atendidos em diferentes turnos e apesar desses estudos mostrarem que os resultados das intervenções são similares, foram constatadas diferenças na evolução dos pacientes, sendo demonstrada uma maior taxa de complicações clínicas, de mortalidade intrahospitalar e tempo de internação naqueles atendidos nos períodos noturnos, em finais de semana ou feriados. Nosso objetivo foi analisar existência de diferença significativa de morbi-mortalidade nos pacientes admitidos em diferentes turnos na emergência de um hospital de referência na cidade de Salvador - Bahia. Foi realizado um estudo de coorte observacional retrospectivo. Foram observados pacientes admitidos em um hospital público de emergência em Salvador, Bahia, Brasil, referência estadual em trauma, submetidos a procedimentos cirúrgicos, no período de novembro de 2011 a março de 2012, com dados coletados através de prontuário eletrônico. Foram analisadas estatisticamente as variáveis de interesse: idade, gênero, cidade de origem, estado civil, classificação de risco à admissão (baseado no Protocolo de Manchester), grau de contaminação, horário/turno de admissão, dia de admissão e desfecho intrahospitalar. Durante o período mencionado, 563 pacientes foram analisados, com média de idade de 35,5 anos (± 20,7), 422 (75%) do sexo masculino, 276 (49,9%) admitidos no turno noturno e 205 (36,4%) aos finais de semana. Ao comparar o turno de admissão e meio vs. final de semana, no turno noturno foi observado pacientes mais jovens, 32,5 anos (± 20,7) vs. 38,1 (± 20,1), p = 0,001; assim como aos finais de semana, 32,79 (± 18,036) vs. 37,13 (± 21,902), p = 0,011. Pacientes de maior risco tiveram maior admissão à noite e aos finais de semana. Sendo que neste turno foi observado uma maior mortalidade, 19 (6,9%) vs. 6 (2,2%), p = 0,014; e também uma maior mortalidade aos finais de semana, 11 (5,4%) vs. 14 (3,9%), p = 0,014. Foram encontrados, na análise multivariada, fatores preditores independentes de mortalidade, sendo estes a admissão noturna, classificação de risco vermelho e cada cinco anos a mais de idade. Neste estudo, podemos concluir que o turno noturno e o final de semana tiveram associação com pacientes de maior gravidade e maior taxa de - 4 - mortalidade. E que a classificação de risco vermelho, turno noturno e idade foram identificados como fatores preditores independente de mortalidade.
Palavras-chave: Mortalidade
Admissão do paciente
Fatores de tempo
Emergência
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Graduação em Medicina
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13329
Data do documento: 30-Out-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leonardo de Souza Barbosa.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.