Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12879
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Refletir o Real: uma análise da obra dos irmãos Dardenne
Authors: Bones, Nanna Pôssa
metadata.dc.creator: Bones, Nanna Pôssa
Abstract: Jean-Pierre e Luc Dardenne podem ser enquadrados em uma nova geração de cineastas que questiona a herança do cinema realista. Por meio de estratégias que rompem determinadas convenções cinematográficas, eles conseguiram se destacar como autores que realizam obras nas quais a ética e a estética estão entrelaçadas, através de um realismo sensorial. O objetivo deste trabalho foi investigar a construção deste universo ficcional. Para isso, realizou-se, em um primeiro momento, uma análise contextual da trajetória dos diretores e, posteriormente, a análise interna do filme A promessa. Portanto, duas perspectivas metodológicas foram adotadas. Para as questões contextuais, foi necessário recorrer às discussões sobre a autoria no cinema, do surgimento da questão, com a politique des auteurs, ao estudo sociológico de Pierre Bourdieu. Pela trajetória dos realizadores – desde seus primeiros vídeos militantes até o filme A promessa – foi possível observar as diversas posições que ocuparam no campo do audiovisual até conseguirem prestígio e serem considerados autores.No que diz respeito às propriedades materiais do filme e aos desafios de uma análise interna, adotou-se a perspectiva da Poética do cinema, método desenvolvido e discutido no Laboratório de Análise Fílmica (Facom – Ufba), que objetiva identificar no filme o modo com que a obra prevê os efeitos de natureza sensorial, comunicacional e emocional a serem apreciados pelo espectador. Por meio da análise de A promessa, obra que foi fundamental para que os Dardenne se consolidassem no campo do cinema, foi possível concluir que a principal novidade é a contaminação da ficção por uma estética realista que se aproxima sensorialmente do espectador. O uso de elementos como imagens instáveis, ausência de música pós-sincronizada e plano-sequência está destinado a ampliar as angústias psicológicas do personagem e evitar o maniqueísmo para conduzir o público a uma reflexão sobre a realidade contemporânea
Keywords: Cinema
Dardenne
Autoria
Realismo
Análise textual
Crítica e interpretação
Poética
Arte e comunicação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12879
Issue Date: 30-Mar-2011
Appears in Collections:Dissertação (PÓSCOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nanna Possa.pdf4,95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.