Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Serafim, José Francisco | - |
dc.contributor.author | Bones, Nanna Pôssa | - |
dc.creator | Bones, Nanna Pôssa | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-09T16:42:26Z | - |
dc.date.available | 2013-09-09T16:42:26Z | - |
dc.date.issued | 2011-03-30 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12879 | - |
dc.description.abstract | Jean-Pierre e Luc Dardenne podem ser enquadrados em uma nova geração de cineastas que questiona a herança do cinema realista. Por meio de estratégias que rompem determinadas convenções cinematográficas, eles conseguiram se destacar como autores que realizam obras nas quais a ética e a estética estão entrelaçadas, através de um realismo sensorial. O objetivo deste trabalho foi investigar a construção deste universo ficcional. Para isso, realizou-se, em um primeiro momento, uma análise contextual da trajetória dos diretores e, posteriormente, a análise interna do filme A promessa. Portanto, duas perspectivas metodológicas foram adotadas.
Para as questões contextuais, foi necessário recorrer às discussões sobre a autoria no cinema, do surgimento da questão, com a politique des auteurs, ao estudo sociológico de Pierre Bourdieu. Pela trajetória dos realizadores – desde seus primeiros vídeos militantes até o filme A promessa – foi possível observar as diversas posições que ocuparam no campo do audiovisual até conseguirem prestígio e serem considerados autores.No que diz respeito às propriedades materiais do filme e aos desafios de uma análise interna, adotou-se a perspectiva da Poética do cinema, método desenvolvido e discutido no Laboratório de Análise Fílmica (Facom – Ufba), que objetiva identificar no filme o modo com que a obra prevê os efeitos de natureza sensorial, comunicacional e emocional a serem apreciados pelo espectador.
Por meio da análise de A promessa, obra que foi fundamental para que os Dardenne se consolidassem no campo do cinema, foi possível concluir que a principal novidade é a contaminação da ficção por uma estética realista que se aproxima sensorialmente do espectador. O uso de elementos como imagens instáveis, ausência de música pós-sincronizada e plano-sequência está destinado a ampliar as angústias psicológicas do personagem e evitar o maniqueísmo para conduzir o público a uma reflexão sobre a realidade contemporânea | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Dardenne | pt_BR |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject | Realismo | pt_BR |
dc.subject | Análise textual | pt_BR |
dc.subject | Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.subject | Arte e comunicação | pt_BR |
dc.title | Refletir o Real: uma análise da obra dos irmãos Dardenne | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCOM)
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