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dc.contributor.advisorSerafim, José Francisco-
dc.contributor.authorBones, Nanna Pôssa-
dc.creatorBones, Nanna Pôssa-
dc.date.accessioned2013-09-09T16:42:26Z-
dc.date.available2013-09-09T16:42:26Z-
dc.date.issued2011-03-30-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12879-
dc.description.abstractJean-Pierre e Luc Dardenne podem ser enquadrados em uma nova geração de cineastas que questiona a herança do cinema realista. Por meio de estratégias que rompem determinadas convenções cinematográficas, eles conseguiram se destacar como autores que realizam obras nas quais a ética e a estética estão entrelaçadas, através de um realismo sensorial. O objetivo deste trabalho foi investigar a construção deste universo ficcional. Para isso, realizou-se, em um primeiro momento, uma análise contextual da trajetória dos diretores e, posteriormente, a análise interna do filme A promessa. Portanto, duas perspectivas metodológicas foram adotadas. Para as questões contextuais, foi necessário recorrer às discussões sobre a autoria no cinema, do surgimento da questão, com a politique des auteurs, ao estudo sociológico de Pierre Bourdieu. Pela trajetória dos realizadores – desde seus primeiros vídeos militantes até o filme A promessa – foi possível observar as diversas posições que ocuparam no campo do audiovisual até conseguirem prestígio e serem considerados autores.No que diz respeito às propriedades materiais do filme e aos desafios de uma análise interna, adotou-se a perspectiva da Poética do cinema, método desenvolvido e discutido no Laboratório de Análise Fílmica (Facom – Ufba), que objetiva identificar no filme o modo com que a obra prevê os efeitos de natureza sensorial, comunicacional e emocional a serem apreciados pelo espectador. Por meio da análise de A promessa, obra que foi fundamental para que os Dardenne se consolidassem no campo do cinema, foi possível concluir que a principal novidade é a contaminação da ficção por uma estética realista que se aproxima sensorialmente do espectador. O uso de elementos como imagens instáveis, ausência de música pós-sincronizada e plano-sequência está destinado a ampliar as angústias psicológicas do personagem e evitar o maniqueísmo para conduzir o público a uma reflexão sobre a realidade contemporâneapt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectDardennept_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectRealismopt_BR
dc.subjectAnálise textualpt_BR
dc.subjectCrítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectArte e comunicaçãopt_BR
dc.titleRefletir o Real: uma análise da obra dos irmãos Dardennept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PÓSCOM)

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