Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Alves, Paulo César Borges | - |
dc.contributor.author | Pereira, Suzane Cláudia Gomes | - |
dc.creator | Pereira, Suzane Cláudia Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-03T18:02:09Z | - |
dc.date.available | 2013-09-03T18:02:09Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-03 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12820 | - |
dc.description.abstract | Este estudo buscou identificar as particularidades e as contribuições socioculturais percebidas ao abrir as cortinas do teatro paraense, consolidando a cena revisteira produzida na cidade de Belém. Para melhor entender a cena amazônica no teatro de revista nas quatro primeiras décadas do século XX, investiga-se e apresentam-se as suas características e configurações, além da trajetória histórica e cultural do gênero revisteiro. Pontua-se a modernização e urbanização advindas com a pujança da borracha para a região Norte, e as transformações desse contexto espetacularizado. A pesquisa destaca a dramaturgia de Antônio Tavernard, tomando como ponto de referência o estudo de caso de uma encenação de A Casa da Viúva Costa. Esse texto busca contribuir e acrescentar fatos ainda inéditos no registro da história do teatro brasileiro. Utilizou-se de diálogos traçados com autores diversos, dos quais ressaltam o historiador paraense Vicente Salles e a historiadora do teatro musicado Neyde Veneziano. Concluiu-se que a memória da produção cênica do Pará carece figurar nos textos do cenário teatral brasileiro, face à singularidade e a diversidade do ato amazônico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.source | www.poscultura.ufba.br | pt_BR |
dc.subject | Teatro no Pará | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia de Antônio Tavernard | pt_BR |
dc.subject | A Casa da Viúva Costa | pt_BR |
dc.subject | Teatro de revista | pt_BR |
dc.title | Você Pensa Que Aqui é a Casa da Viúva Costa?:O Teatro de Revista Paraense na Cena de Antônio Tavernard | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (POSCULTURA)
|