Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Clélia | - |
dc.contributor.author | Mascarenhas, Joana | - |
dc.creator | Mascarenhas, Joana | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-22T23:12:34Z | - |
dc.date.available | 2013-08-22T23:12:34Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-22 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12704 | - |
dc.description.abstract | O dançarino profissional desenvolve processos de dor que muitas vezes se tornam crônicos e a despeito de incapacitantes, seguem lesionando e adentrando o terreno de processos mais e mais dolorosos com o corpo para chegar a um ideal insuperável de corpo na sua profissão. Esta dissertação se propõe a investigar os processos envolvidos no fenômeno da dor crônica em dançarinos profissionais na cidade de Salvador, com tal empenho aspectos considerados fundamentais foram apontados e questões relevantes foram levantadas procurando dar contribuições para os estudos da relação da dor com a dança. A discussão está centrada na relação destes profissionais com a dor crônica neuro-músculo-esquelética nos processos de realização das atividades em dança, considerando a indissociabilidade entre corpo e mente, conforme a neurobiologia proposta por António Damásio (1996, 2004), o entendimento de propriocepção segundo Maxinne Sheets-Johnstone (1998), e a noção de percepção-ação proposta por Alva Nöe (2004). Questões da dor instaladas no corpo implicam no processo de configuração corporal e dizem respeito à própria percepção que se tem do próprio corpo, sentido cinestésico e sistema sensório motor. Compreendendo o corpo como um processo comunicacional, de acordo com o conceito corpomídia de Greiner e Katz (2003) no entendimento de trânsito das informações nos fluxos dentro-fora de mão dupla, nos processos de corporalização como proposto por Clélia Queiroz (2004), movimentos internos e externos, intrínsecos e extrínsecos, micros e macros, entre organismo e ambiente fundamenta, o entendimento da consciência como um fenômeno corpóreo considerando que a propriocepção seja funcional aos movimentos intrínsecos neste processo auto-organizativo que propiciam a cognição. Tais questões ressaltam o papel cognitivo do movimento nos processos de corporalização, relacionadas a aspectos motivacionais de instinto e paixão, envolvendo por sua vez aspectos emocionais e sentimentos de prazer. Está em jogo o entendimento de experiência com o corpo e com o movimento no processo de dançar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem metodológica mista, para tal foram elencados aportes teóricos como também foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de questionários semi-estruturados em 87 dançarinos profissionais na cidade de Salvador. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dor crônica | pt_BR |
dc.subject | Própriocepção | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Movimento | pt_BR |
dc.subject | Corporalização/Embodimento | pt_BR |
dc.title | DOR CRÔNICA E DANÇA: ENTRELACES DO FENÔMENO NO PROFISSIONAL EM DANÇA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇA/ESCOLA DE DANÇA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
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