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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Antônia Pereira-
dc.contributor.authorTeixeira, Francimara N.-
dc.creatorTeixeira, Francimara N.-
dc.date.accessioned2013-08-06T14:51:25Z-
dc.date.available2013-08-06T14:51:25Z-
dc.date.issued2013-08-06-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12469-
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo a realização de um trabalho experimental baseado na descoberta e criação de jogos para a cena a partir do Material Fatzer, produzido por Bertolt Brecht entre 1926 e 1930. O material é uma reunião de comentários e fragmentos, divididos em cinco fases de trabalho. Essa pesquisa parte da hipótese que o Fatzer é um modelo para a investigação contemporânea de novas formas de narrar. O texto é explorado a partir dos conceitos de modelo de ação (Handlungsmuster) e estranhamento (Verfremdung), eleitos nesta pesquisa como instrumentos didáticos e metodológicos a partir da teoria da peça didática (Lehrstück) e defendidos por seus principais comentadores (BENJAMIN, 1987; KOUDELA, 1991; LEHMANN, 2009; McGOWAN, 2011; STEINWEG; 1972, WILKE, 1999; WIRTH, 1984, 1999). Os experimentos foram realizados com o grupo cearense Teatro Máquina em treze encontros, distribuídos em quatro etapas de trabalho. Os procedimentos técnicos adotados na pesquisa (relatos, improvisação, troca de papéis, jogos e produção textual) compõem o plano operativo das etapas de trabalho, subdivididas a partir das seguintes discussões: i. noções de experiência, choque, crítica e fragmento, segundo Benjamin (1987); ii. conceitos operativos da teoria e prática da peça didática; e iii. estruturas textuais que compõem o Fatzer (diálogos, coros, fábulas, indicações para encenação, reflexões teóricas). Durante as etapas de trabalho, foi desenvolvido o roteiro Diga que você está de acordo!, que sintetiza os principais materiais e jogos para a cena experimentados e produzidos na etapa prática. O roteiro é uma síntese poética do encontro do grupo com o texto de Brecht e apresenta em seções separadas as estruturas narrativas que foram experimentadas durante a pesquisa, indicando que a experimentação com o texto como modelo de ação aponta possibilidades para a descoberta de novas formas de narrar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - SETEC/IFCEpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFatzerpt_BR
dc.subjectBrechtpt_BR
dc.subjectModelo de açãopt_BR
dc.subjectEstranhamentopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectBenjaminpt_BR
dc.titleDiga que você está de acordo!: o material fatzer de brecht como modelo de açãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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