Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12343
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um impacto da reforma agrária na ocupação da mão-de-obra rural em atividades agrícolas na Bahia: situação atual e perspectivas
Autor(es): Britto, Elissandra Alves de
Autor(es): Britto, Elissandra Alves de
Abstract: Esse trabalho versa sobre o papel da Reforma Agrária diante de um novo contexto social. O objetivo ao elaborá-lo foi chamar a atenção para a necessidade de se criar mecanismos que venham a diminuir o “inchaço” nos centros urbanos e assim amenizar o problema do desemprego. Foram analisados os principais fatos que levaram à desocupação da mão-deobra agrícola e que trouxeram como conseqüência o êxodo rural. Em seguida, mostrou-se que a ocupação das terras produtivas não-utilizadas geraria empregos, reduzindo a taxa de urbanização e, talvez até, a redução dos habitantes das periferias e das favelas. Nesse sentido, esse trabalho ao ter como objeto de estudo a geração de empregos e de outras formas de ocupação da mão-de-obra, não só na atividade agrícola, como também em atividades não-agrícolas, de forma a manter a população na zona rural, passa a analisar a Reforma Agrária como uma política social compensatória, que ajuda a corrigir as distorções sociais causada pelo uso de políticas macroeconômicas e pelo processo de modernização da agricultura.
Palavras-chave: Emprego
Reforma agrária
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12343
Data do documento: 1998
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELISSANDRA ALVES DE BRITTO.pdf282,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.