Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12262
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Taxas de sedimentação recentes provenientes dos métodos Cs137 E Pb210 e estimativa de preenchimento do Estuário Jacuípe, Bahia, Brasil
Autor : Lima, Geraldo Marcelo Pereira
Vilas Boas, Geraldo da Silva
Costa, Alexandre Barreto
Argollo, Roberto Max de
metadata.dc.creator: Lima, Geraldo Marcelo Pereira
Vilas Boas, Geraldo da Silva
Costa, Alexandre Barreto
Argollo, Roberto Max de
Resumen : O presente trabalho estimou as condições de preenchimento do estuário Jacuípe, localizado no litoral norte da Bahia, utilizando-se os métodos geocronológicos combinados Pb210 e Cs137 e a verificação dos espaços de acomodação de sedimentos ainda existentes. Duas taxas de sedimentação foram identificadas nesse estuário nos últimos 70 anos. A primeira, de 3,7 mm ano-1, refere-se às condições naturais de sedimentação que ocorrera até meados da década de 1960 e, a segunda, mais recente, é provavelmente devido à influência antropogênica na bacia hidrográfica, que aumentou o aporte de sedimentos para a bacia, de 6,0 mm ano-1. Estimou-se que o estuário do Jacuípe, com espaço de acomodação restante, de 6,97 x 106 m3, pode ser totalmente preenchido em menos de 300 anos. Esse intervalo de tempo pode cair pela metade, caso se mantenha a atual taxa de sedimentação e se confirme as mudanças hidrológicas previstas nessa bacia.
Palabras clave : Preenchimento estuarino
Taxas de sedimentação
Geocronologia Cs137 e Pb210
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12262
Fecha de publicación : 2011
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PGGEOLOGIA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Lima et al 2011 Taxas de sedimentação estuário Jacuípe.pdf958,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.