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dc.contributor.advisorPetti, Eloísa-
dc.contributor.authorRolim, Pedro Rodrigo Barbier-
dc.creatorRolim, Pedro Rodrigo Barbier-
dc.date.accessioned2013-06-18T22:22:09Z-
dc.date.available2013-06-18T22:22:09Z-
dc.date.issued2013-06-18-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11983-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como assunto proposto o estudo das inter-relações entre o espaço urbano e a música popular, tendo como objeto principal espaços da música na cidade do Rio de Janeiro. Esta é, portanto, uma pesquisa sobre a cidade, seus habitantes e sua música. Buscamos, então, momentos em que a cidade se transformou em palco, preenchida em suas ruas e praças pelo som vindo das camadas mais humildes da população, procurando retratar também o desaparecimento e possíveis movimentos desses territórios musicais. Na percepção da dinâmica da instauração desses sentimentos de apropriação e pertença, é preciso considerar o tempo necessário para consolidação dos palcos enquanto sustentação das relações sociais, relacionando-os com os processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização que se manifestam nesses mesmos palcos. No Rio de Janeiro é possível encontrar dois lugares que fazem frente a todas essas questões: a Pedra do Sal, no bairro da Saúde, e a Praça Onze, parte do mesmo processo de germinação do gênero musical que se tornaria a expressão máxima da cultura e identidade populares brasileiras, o samba; e da própria cidade do Rio de Janeiro. Para a discussão dos processos de simbolização e apropriação que envolvem esses palcos da música, criamos o conceito de Território de Samba, espaço simbolizado dos grupos sociais – sambistas, dançarinos, foliões, admiradores – que, pelas atividades ligadas ao exercício do samba, se apropriam de um espaço outrora ordinário e indiferenciado da cidade, e a ele passam a pertencer. Discutimos o que são esses territórios, como se formam e porque são construídos, estabelecendo conexões entre sua existência e a formação de identidades que servem de referência ao indivíduo e a estratégias de resistência cultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleCompondo a cidade : apropriação e pertença em territórios musicais do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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