Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCesar, América Lúcia Silva-
dc.contributor.authorSilva, Ivna Santos da-
dc.creatorSilva, Ivna Santos da-
dc.date.accessioned2013-06-04T20:53:27Z-
dc.date.available2013-06-04T20:53:27Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11632-
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma pesquisa de cunho etnográfico sobre práticas de letramento de alunos da 4ª série do ensino fundamental, estudantes de uma escola municipal de ensino de Salvador, a escola Abrigos Filhos do Povo, e moradores do bairro da Liberdade e adjacências. Como objeto de estudo, têm-se práticas de letramento dos sujeitos envolvidos na pesquisa participante. A preocupação central desta pesquisa surge a partir do momento em que foi observada uma lacuna na relação entre a prática escolar, denominada, neste trabalho, “práticas de letramento escolar”, e a cultura de letramento dos alunos trazida do seu contexto social mais próximo. Por letramento, entende-se práticas sociais de leitura e de escrita realizadas em contextos específicos. Assim, os objetivos desta pesquisa envolvem a observação e descrição dessas práticas de letramento fora do contexto escolar. Em se tratando de uma pesquisa de cunho etnográfico, realizaram-se registros de campo, através de anotações, questionários e transcrições das gravações em áudio, durante as visitas nas famílias. Contou-se, como colaboradores da pesquisa, alunos de nove a quinze anos de idade, bem como seus familiares. Conclui-se, após as análises realizadas, que muitas são as práticas de letramento realizadas fora da escola e essas não podem ser desconsideradas pelo professor no processo de ensino-aprendizagem, em especial quando a aprendizagem está sendo construída em sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letra e Lingüística da UFBApt_BR
dc.subjectEtnográficopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEthnographicpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Escritapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titlePráticas de letramento no ensino fundamental: olhando o contexto familiarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_Ivna Silva.pdf864,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.