Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cesar, América Lúcia Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Ivna Santos da | - |
dc.creator | Silva, Ivna Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-04T20:53:27Z | - |
dc.date.available | 2013-06-04T20:53:27Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11632 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é resultado de uma pesquisa de cunho etnográfico sobre práticas de letramento de alunos da 4ª série do ensino fundamental, estudantes de uma escola municipal de ensino de Salvador, a escola Abrigos Filhos do Povo, e moradores do bairro da Liberdade e adjacências. Como objeto de estudo, têm-se práticas de letramento dos sujeitos envolvidos na pesquisa participante. A preocupação central desta pesquisa surge a partir do momento em que foi observada uma lacuna na relação entre a prática escolar, denominada, neste trabalho, “práticas de letramento escolar”, e a cultura de letramento dos alunos trazida do seu contexto social mais próximo. Por letramento, entende-se práticas sociais de leitura e de escrita realizadas em contextos específicos. Assim, os objetivos desta pesquisa envolvem a observação e descrição dessas práticas de letramento fora do contexto escolar. Em se tratando de uma pesquisa de cunho etnográfico, realizaram-se registros de campo, através de anotações, questionários e transcrições das gravações em áudio, durante as visitas nas famílias. Contou-se, como colaboradores da pesquisa, alunos de nove a quinze anos de idade, bem como seus familiares. Conclui-se, após as análises realizadas, que muitas são as práticas de letramento realizadas fora da escola e essas não podem ser desconsideradas pelo professor no processo de ensino-aprendizagem, em especial quando a aprendizagem está sendo construída em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letra e Lingüística da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Etnográfico | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Ethnographic | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Family | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Escrita | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Práticas de letramento no ensino fundamental: olhando o contexto familiar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL)
|