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dc.contributor.advisorSouza, Iracema Luiza de-
dc.contributor.authorSampaio, Maria das Graças de Castro-
dc.creatorSampaio, Maria das Graças de Castro-
dc.date.accessioned2013-06-04T20:50:22Z-
dc.date.available2013-06-04T20:50:22Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11631-
dc.description.abstractO desempenho de estudantes do Ensino Médio da Rede Particular de Ensino de Salvador, no que se refere à produção escrita, tem decaído em qualidade. As evidências disso são notórias. A resposta inadequada ao ensino da escrita, mais especificamente de um tipo textual que percorre as três séries do Ensino Médio, tem sido atribuída ao descompromisso e capacidade deficitária desses jovens. O interesse pela questão repercute nesta pesquisa, que reúne três caminhos teóricos na busca do entendimento desse fenômeno: a Análise do Discurso de linha francesa quanto à dificuldade do sujeito enunciador de produzir textos que tenham a transparência necessária ao entendimento do interlocutor, na educação que se pretende dialógica; a função da escola no que diz respeito à formação de estudantes de consciências críticas (PAULO FREIRE) bem como de sujeitos interactantes e, por fim, a integração do trabalho didático de produção de textos na teoria de VYGOTSKY de que a aprendizagem promove o desenvolvimento mental, não o inverso, e também de que a aprendizagem da escrita acrescenta à vida novos e complexos ciclos de desenvolvimento de processos mentais, equivalentes em importância aos da aquisição da linguagem. Após a análise desses elementos como responsáveis pela tessitura do trabalho pedagógico de ensino da produção escrita, são analisados 18 textos de alunos da 1ª série do Ensino Médio, apresentados como resposta a dois diferentes temas. Nesses textos, usando o paradigma indiciário de GINZBURG (2003), buscam-se as configurações singulares e as regularidades que se ocultam sob a opacidade nesses espaços de dissenções (FOUCAULT, 2004). Chega-se, assim, à suposição, ainda que preliminar, de que esses enunciadores de discurso opaco são frutos da sociedade, da escola e da visão equivocada de professores quanto ao desenvolvimento cognitivo de estudantes desse seriado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBApt_BR
dc.subjectThe teaching of writingpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectDiscurso opacopt_BR
dc.subjectSujeito enunciadorpt_BR
dc.subjectConsciência críticapt_BR
dc.subjectEducação dialógicapt_BR
dc.subjectEnsino da escritapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectDialogic educationpt_BR
dc.subjectCritical awarenesspt_BR
dc.subjectEnunciatorpt_BR
dc.subjectOpaque discoursept_BR
dc.subjectCognitive developmentpt_BR
dc.titleA opacidade do sujeito enunciador na construção da escrita.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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