Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11631
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Iracema Luiza de | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Maria das Graças de Castro | - |
dc.creator | Sampaio, Maria das Graças de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-04T20:50:22Z | - |
dc.date.available | 2013-06-04T20:50:22Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11631 | - |
dc.description.abstract | O desempenho de estudantes do Ensino Médio da Rede Particular de Ensino de Salvador, no que se refere à produção escrita, tem decaído em qualidade. As evidências disso são notórias. A resposta inadequada ao ensino da escrita, mais especificamente de um tipo textual que percorre as três séries do Ensino Médio, tem sido atribuída ao descompromisso e capacidade deficitária desses jovens. O interesse pela questão repercute nesta pesquisa, que reúne três caminhos teóricos na busca do entendimento desse fenômeno: a Análise do Discurso de linha francesa quanto à dificuldade do sujeito enunciador de produzir textos que tenham a transparência necessária ao entendimento do interlocutor, na educação que se pretende dialógica; a função da escola no que diz respeito à formação de estudantes de consciências críticas (PAULO FREIRE) bem como de sujeitos interactantes e, por fim, a integração do trabalho didático de produção de textos na teoria de VYGOTSKY de que a aprendizagem promove o desenvolvimento mental, não o inverso, e também de que a aprendizagem da escrita acrescenta à vida novos e complexos ciclos de desenvolvimento de processos mentais, equivalentes em importância aos da aquisição da linguagem. Após a análise desses elementos como responsáveis pela tessitura do trabalho pedagógico de ensino da produção escrita, são analisados 18 textos de alunos da 1ª série do Ensino Médio, apresentados como resposta a dois diferentes temas. Nesses textos, usando o paradigma indiciário de GINZBURG (2003), buscam-se as configurações singulares e as regularidades que se ocultam sob a opacidade nesses espaços de dissenções (FOUCAULT, 2004). Chega-se, assim, à suposição, ainda que preliminar, de que esses enunciadores de discurso opaco são frutos da sociedade, da escola e da visão equivocada de professores quanto ao desenvolvimento cognitivo de estudantes desse seriado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA | pt_BR |
dc.subject | The teaching of writing | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Discurso opaco | pt_BR |
dc.subject | Sujeito enunciador | pt_BR |
dc.subject | Consciência crítica | pt_BR |
dc.subject | Educação dialógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino da escrita | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Dialogic education | pt_BR |
dc.subject | Critical awareness | pt_BR |
dc.subject | Enunciator | pt_BR |
dc.subject | Opaque discourse | pt_BR |
dc.subject | Cognitive development | pt_BR |
dc.title | A opacidade do sujeito enunciador na construção da escrita. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Sampaio.pdf | 362,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.