Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11452
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales-
dc.contributor.authorVerhine, Robert Evan-
dc.creatorRibeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales-
dc.creatorVerhine, Robert Evan-
dc.date.accessioned2013-05-28T19:21:16Z-
dc.date.available2013-05-28T19:21:16Z-
dc.date.issued2012-07-
dc.identifier.issn2317-1219-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11452-
dc.descriptionp. 47-67pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é examinar o processo de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), utilizando o estudo de caso de duas instituições de ensino superior (IES) de porte médio: uma de natureza pública, e outra de natureza privada, ambas localizadas na Região Nordeste do Brasil. Através de análise documental foram estudados os documentos institucionais relacionados à avaliação institucional, e através da análise do discurso, as entrevistas realizadas com os membros de suas Comissões Próprias de Avaliação (CPA). Os resultados deste estudo indicam algumas diferenças nos processos de implementação do Sinaes nas duas IES, tais como: o nível de participação e envolvimento do corpo social da IES, o modo de funcionamento da CPA, e a relação de poder e autonomia das Comissões Próprias de Avaliação. A conclusão do estudo mostra que a autonomia dessas comissões é um fator que produz forte influência sobre o processo de implementação da política de avaliação nas IES e, por consequência, o Sinaes tende a produz mais efeitos sobre as IES particulares de pequeno porte, onde a autonomia das comissões é menor.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.sourcehttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/6309pt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectAvaliação da educação superiorpt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Avaliaçãopt_BR
dc.titleImplementação do Sinaes nas instituições brasileiras de educação superior: uma análise comparativa a partir de estudos de casopt_BR
dc.title.alternativeRevista entreideias: educação, cultura e sociedadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 1, n. 2pt_BR
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BBBBBBBBBB.pdf759,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.