Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11152
Tipo: Dissertação
Título: Subversão no salão da pós-modernidade: arte e sociedade contemporânea em "Meu Amigo Marcel Proust Romance" de Judith Grossmann.
Autor(es): Freitas, Viviane Ramos de
Autor(es): Freitas, Viviane Ramos de
Abstract: Este trabalho consiste numa leitura de Meu Amigo Marcel Proust Romance de Judith Grossmann, ampliada pelo entrecruzamento deste com outros textos ficcionais e não ficcionais da escritora, a fim de definir o horizonte da arte e de uma pedagogia do amor pela arte que há no romance. Estabelece-se uma articulação do diálogo entre a escritora, a teórica-crítica literária e a professora, bem como entre a narradora do romance e seus interlocutores eleitos a partir de uma tradição artístico?literária, analisando-se a marca da intertextualidade em Meu Amigo Marcel Proust Romance. O shopping center, cenário e local onde a narradora escreve o seu romance, é configurado como uma metáfora da sociedade de consumo. A subversão anunciada pela protagonista ocorre quando ela contrapõe as leis do mercado e da indústria cultural à sua pedagogia do amor através da arte, restaurando os valores humanos e acenando novas possibilidades de reinvenção do sujeito e do mundo, tão silenciadas na contemporaneidade. O lugar ocupado pelo amor no romance de Grossmann é articulado com o texto freudiano ?O mal estar na civilização? a fim de mostrar o papel do amor na sua luta com a morte e com o poder de destruição do ser humano.
Palavras-chave: Consumer society
Amor na literatura
Arte
Linguística, letras e artes
Art
Sociedade de consumo
Love
Grossmann, Judith, 1931- , Crítica textual
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11152
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viviane Ramos de Freitas.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.