Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11031
Tipo: Dissertação
Título: Influência da umidade e temperatura intrabucais na resistência de união de sistemas adesivos convencionais de dois passos à dentina : estudo in situ.
Autor(es): Saraiva, Letícia Oliveira
Autor(es): Saraiva, Letícia Oliveira
Abstract: O presente estudo teve como objetivos avaliar o efeito das condições de temperatura e umidade relativa intrabucais na resistência de união à dentina de dois sistemas adesivos convencionais de dois passos (Single Bond 2/SB2 e One Step Plus/OSP), e avaliar a umidade e a temperatura presentes nas regiões de incisivos e molares superiores. Sessenta fragmentos dentários foram esterilizados, fixados em moldeiras de acetato individualizadas, e posicionados in situ em um voluntário para serem restaurados com resina composta, sendo aleatoriamente divididos em seis grupos, de acordo com o sistema adesivo e com a condição de temperatura e umidade: G1 – SB2 na condição ambiental de um consultório odontológico; G2 – SB2 na condição da região de incisivos; G3 – SB2 na condição da região de molares; G4 – OSP na condição ambiental de um consultório odontológico; G5 – OSP na condição da região de incisivos e G6 – OSP na condição da região de molares. Em todas as condições, foram obtidas e registradas a temperatura e a umidade relativa do ar no momento e no local em que as restaurações foram produzidas, usando um termo-higrômetro digital. Após ensaio de microtração, os dados do teste de resistência de união foram submetidos à análise estatística (ANOVA - 2 fatores/ Teste de Tukey, α=5%) e os valores médios em MPa foram: G1 = 20,2 (7,6); G2 = 23,0 (6,5); G3 = 22,7 (6,0); G4 = 29,0 (5,8); G5 = 29,7 (4,9) e G6 = 27,7 (4,8). Os resultados demonstraram que os grupos que utilizaram o OSP (G4, G5 e G6) apresentaram médias semelhantes entre si (p=0,67) e maiores do que os grupos que utilizaram o SB2 (G1, G2 e G3) (p=0,001), também semelhantes entre si (p=0,67). Foi observado que as condições de temperatura presentes nas regiões intrabucais (incisivos e molares) foram semelhantes entre si, e maiores que a condição ambiental do consultório odontológico. A condição de umidade na região de molares foi superior à condição na região de incisivos, e esta foi maior do que a condição presente no ambiente do consultório odontológico. As condições de temperatura e umidade intrabucais não influenciaram a resistência de união dos sistemas adesivos simplificados à dentina. O sistema adesivo One Step Plus apresentou melhores resultados que o sistema Single Bond 2, independentemente das condições de umidade e temperatura.
Palavras-chave: Adesivos dentinários
Dentina
Resinas compostas
Resistência à tração
Temperatura
Umidade
Dentin bonding systems
Dentin
Composite resin
Tensile strength
Temperature
Humidity
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11031
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Dissertação (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Leticia Saraiva1.pdfParte 1175,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertacao Leticia Saraiva2.pdfParte 21,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.