Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10993
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Planejamento reflexivo: estudo sobre o ensino de língua inglesa em escolas públicas estaduais de Salvador e região metropolitana.
Autor : Simione, Marta Helena Longo
metadata.dc.creator: Simione, Marta Helena Longo
Resumen : Através de uma perspectiva qualitativa, este estudo procurou saber de que forma a postura reflexiva do professor de inglês da rede pública pode contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de sua disciplina, mesmo em face às adversidades encontradas neste contexto, a partir de um planejamento caracterizado por um ensino crítico-reflexivo, cujo aporte teórico embasou a análise dos dados. Dez professoras de inglês da rede pública estadual de Salvador e da região metropolitana participaram desta pesquisa. Os objetivos deste trabalho relacionaram-se a três aspectos inerentes ao planejamento. Primeiramente, buscou-se conhecer como acontece a prática social do planejamento entre dos sujeitos do universo pesquisado. Em seguida, analisou-se como os professores refletem sobre os objetivos de sua disciplina em relação ao capital-cultural de seus alunos. O último objetivo constituiu na verificação da postura reflexiva do professor em relação à racionalização de recursos a partir do planejamento. Esta pesquisa resultou na constatação da necessidade de uma maior interação entre os sujeitos interessados pelo processo de ensino e aprendizagem da disciplina em questão. Por outro lado, observou-se, também, a possibilidade de resultados positivos refletidos na prática de alguns professores cujos planejamentos apresentaram estratégias que possibilitam a participação ativa do aluno da escola pública. Estes últimos resultados contribuíram para a reflexão sobre algumas propostas apresentadas na conclusão deste trabalho.
Palabras clave : Ensino e aprendizagem
Língua inglesa
Escola pública
Ensino reflexivo
Planejamento
Teaching and learning
Pblic school
Reflective teaching
Planning
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10993
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Marta Helena Longo Simione.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.