Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10974
Tipo: Dissertação
Título: O pacto fraterno e a aliança nacional : análise dos romances Esaú e Jacó (Machado de Assis) e Dois irmãos (Milton Hatoum)
Autor(es): Costa, Mariana Rocha Santos
Autor(es): Costa, Mariana Rocha Santos
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo a discussão da representação literária do pacto fraterno e a forma como este se configura enquanto simbologia da aliança nacional. Tomando como ponto de partida o enredo bíblico de Esaú e Jacó, irmãos gêmeos que se digladiam no contexto familiar, pretende-se analisar de que forma os romances Esaú e Jacó, de Machado de Assis e Dois Irmãos, escrito por Milton Hatoum se apropriam desse motivo para comentar os conflitos nacionais, em épocas distintas da história do Brasil. Reflexões acerca da discórdia familiar, da figura do duplo enquanto inimigo primevo, das diversas acepções que o termo ‘nação’ abarca, bem como do papel que cada um dos personagens gêmeos desempenha no decorrer das tramas, são conduzidas pelo intuito de iluminar as relações possíveis entre os textos literários e a história. Este estudo focaliza a premissa de que uma sociedade apenas se estabelece através de pactos. Os romances ora analisados também ilustram a forma como os acontecimentos domésticos entram em conexão com o meio social.
Palavras-chave: Nacionalidade
Fraternidade
Pacto
Machado de Assis
Milton Hatoum
Nationality
Brotherhood
Pact
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10974
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Rocha Santos Costa.pdf666,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.