Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10970
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Marcas da libras e indícios de uma interlíngua na escrita de surdos em língua portuguesa |
Authors: | Santos, Fernanda Maria Almeida dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Fernanda Maria Almeida dos |
Abstract: | O presente trabalho propõe uma discussão acerca da aprendizagem da escrita pelos surdos através da análise morfossintática de produções escritas por alunos da Escola Wilson Lins (localizada em Salvador-BA), o que se constitui o corpus da pesquisa. Sabendo que as línguas de sinais utilizam o espaço a frente do corpo, o movimento e a direcionalidade para o estabelecimento das relações gramaticais, que quanto à concordância verbal, há verbos que apresentam afixos de concordância em oposição a verbos que não apresentam esse elemento, observa-se as principais alterações morfossintáticas presentes nas produções desses alunos e argumenta-se que elas não são decorrentes de aspectos patológicos; mas de um processo através do qual o indivíduo reflete sobre a língua, transferindo para a escrita a estrutura da Língua Brasileira de Sinais. Observa-se, desse modo, que a aquisição de uma língua de sinais é indispensável para a aprendizagem da escrita de uma segunda língua pelo surdo. E o grau de domínio em ambas as línguas pode estar relacionado à maneira como a família se comporta diante da surdez, motivando ou não o surdo através de (e para) o uso da língua de sinais utilizada na comunidade surda de seu país. |
Keywords: | Surdez Língua brasileira de sinais Produções escritas Família Deafness Brazilian language of signs Written productions Family |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10970 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGLL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Fernanda dos Santos.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.