Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10628
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias competitivas na indústria automotiva: o caso da Ford (1980-2006)
Autor(es): Lima, Diego Bonfim
Autor(es): Lima, Diego Bonfim
Abstract: O principal objetivo desta monografia é analisar as estratégias adotadas pelas montadoras automobilísticas no sentido de diminuírem sua participação nas atividades manufatureiras, ao tempo em que buscam se especializar em segmentos à jusante de sua cadeia produtiva ofertando serviços de pós-venda. A análise será feita sob a perspectiva da montadora Ford e, para tanto, serão examinados a ascensão e queda da produção em massa, o advento da produção enxuta e a radicalização desse modo produtivo e os condomínios industriais, representantes máximos das estratégias de afastamento das montadoras das atividades produtivas. Essa estratégia foi uma resposta da indústria automotiva como um todo e, em especial, da Ford, para a crise vivida pelo setor nas duas últimas décadas do século vinte.
Palavras-chave: Indústria automotiva
Estratégias competitivas
Serviços de pós-venda
Ford do Brasil
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10628
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGO BONFIM LIMA.pdf200,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.