https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10341
Tipo: | Dissertação |
Título: | Currículos e competências: experiência docente nos cursos técnicos em saúde. |
Autor(es): | Camarão, Maria José Côrtes |
Autor(es): | Camarão, Maria José Côrtes |
Abstract: | A construção dos Currículos Integrados baseado em Competências nas Escolas Técnicas do SUS vem desencadeando uma série de mudanças nos projetos político pedagógicos e nas equipes de trabalho. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar as mudanças desencadeadas, nas práticas docentes, pelo processo de construção dos currículos nos cursos técnicos desenvolvidos pela EFTS-Bahia. Para tanto utiliza como referencial elementos extraídos das teorias do currículo, conceitos da educação permanente em saúde e a abordagens acerca das competências . O desenho de investigação caracteriza-se como estudo de caso e para alcançar os objetivos desse trabalho utilizou-se fontes primárias, a entrevista semi-estruturada com informantes chaves e fontes secundárias através da pesquisa documental. Participaram como sujeitos dessa pesquisa, os formadores dos cursos técnicos de enfermagem da Escola de Formação Técnica em Saúde do SUS Bahia. Os resultados apontam os avanços e desafios a serem enfrentados para a consolidação das práticas político pedagógicas necessárias a consolidação do currículo integrado baseado em competências. |
Palavras-chave: | Ensino Educação Currículo Escolas para profissionais de saúde Education Curriculum Schools for health professionals Saude publica |
Editora / Evento / Instituição: | Programa de pós-graduação em saúde coletiva |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10341 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (ISC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
6666.pdf | 921,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.