Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10337
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Ensino à Distância para Educação Profissional Técnica de Nível Médio: uma alternativa para a formação de novos sujeitos do SUS? |
Authors: | Santos, Geisa Cristina Nogueira Plácido dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Geisa Cristina Nogueira Plácido dos |
Abstract: | As peculiaridades da Educação a Distância (EaD) suscitam questionamentos quanto às potencialidades e limites desta modalidade educacional. Por um lado a ampliação da oferta dos cursos em larga escala e capilaridade, por outro, as abordagens pedagógicas predominantes nos espaços educacionais. Ao consultar as bases de dados eletrônicos não foram encontrados estudos que contemplassem o tema, no que tange aos processos e efeitos desta modalidade, especificamente para a formação técnica de nível médio nas áreas de enfermagem e saúde bucal. Este estudo revisa a literatura especializada sobre EaD, dialogando a modalidade presencial com a modalidade a distância, a partir da construção de um quadro teórico que analisa como a EaD poderá contribuir para a formação técnica no SUS, considerando princípios da educação permanente em saúde. Identifica os limites e possibilidades desta modalidade para a formação técnica dos profissionais de nível médio da saúde, programadas para integrar as ações de educação permanente do SUS na Bahia. Por fim, oferece subsídios para o desenho didático, planejamento e desenvolvimento desses cursos de formação técnica. |
Keywords: | Educação a distância Educação permanente em saúde Formação técnica de nível médio em saúde Educação Saude Publica |
Publisher: | Programa de pós-graduação em saúde coletiva |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10337 |
Issue Date: | 2010 |
Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado Profissional (ISC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DiSS GEISA.pdf | 407,51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.