Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10217
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Análise do processo de terceirização dos serviços e sua contribuição para a economia da organização nos anos 90
Autor : Amaral, Cinara Scavello do
metadata.dc.creator: Amaral, Cinara Scavello do
Resumen : Este trabalho sobre o setor de serviços tem por objetivo geral destacar a racionalidade das mudanças que se processam na organização do trabalho no ramo das telecomunicações, em ritmo da terceirização dos serviços nos anos 90, procurando avaliar o seu grau de eficiência, como são afetadas as relações de trabalho e o mercado onde atuam esses trabalhadores estudar o fenômeno da terceirização como função da incorporação do progresso técnico, mudanças organizacionais que implicam externalização, privatização e estrutura de mercado e o processo de verticalização. Alterações significativas na divisão do trabalho, no plano internacional e na organização dos setores produtivos levam a rever expectativas acerca do desempenho do setor de serviços que se expande naquela década. A reestruturação produtiva no ramo das telecomunicações apresenta grande heterogeneidade nas formas de organização do trabalho e suas condições de realização. A criação de empresas e a flexibilidade provocam a precarização das relações de trabalho. O desenvolvimento da tecnologia e o maior controle organizacional sobre os serviços de telecomunicações têm modificado, inclusive, a qualificação dos trabalhadores e também a estrutura do emprego no setor.
Palabras clave : Terceirização
Telecomunicações
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10217
Fecha de publicación : 2003
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Cinara Seavello do Amaralseg.pdf265,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.