Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10039
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A influência do design na escolha dos consumidores – análise exploratória preliminar do comportamento das vendas de alguns modelos automobilísticos selecionados
Authors: Guimarães, Felipe Villas Bôas
metadata.dc.creator: Guimarães, Felipe Villas Bôas
Abstract: Nesta monografia analisa-se a importância na inovação por design para maior competitividade na indústria automobilística, tendo-se como análise preliminar o Ford Ka, o Fiat Uno e o Volkswagem Gol. Essa importância dá-se pela crescente necessidade das empresas automobilística em desenvolver novos modelos, visando ao atendimento de diferentes mercados consumidores, com distintos gostos, preferências, etc. A elaboração de design é tratada neste trabalho como um campo fértil e que permite rápidas mudanças e inovações importantes quando se tem em vista conquistar o consumidor e aumentar as vendas. Esse fato não se aplica somente à indústria automobilística, mas nas indústrias de consumo de bens durávies em geral. Por fim, comprovando a importância do design, nota-se neste estudo um aumento das vendas após a reestilização do Ford Ka e do Fiat Uno, ambos aumentando sua participação de mercado e da estabilidade no mercado do VW Gol, modelo que investe bastante em design. Para os casos do Ka e do Uno, é percebido um desgate do seu modelo comercializado, mudando de panorama após a mudança de design, já o Gol, é analisada a sua estabiliade no mercado relacionando-se com as frequentes mudanças de design.
Keywords: Indústria automobilística – Inovações tecnológicas
Inovações tecnológicas - Automóveis
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10039
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE VILLAS BÔAS GUIMARÃES.pdf1,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.