Perguntas Frequentes - Repositório Institucional

A organização do RI/UFBA está dividida em comunidades, que correspondem às unidades (Escolas, Faculdades, Institutos), subcomunidades, que geralmente são os Programas de Pós-Graduação e as coleções, que são as tipologias documentais da Instituição.

Não é necessário enviar os Trabalhos de forma impressa à Biblioteca, deposite-os em formato digital no RI/UFBA através do autoarquivamento.

O acesso aos trabalhos é livre, não há necessidade de cadastro prévio. É possível pesquisar pelo título do trabalho, autor, assunto, ano de depósito do trabalho ou tipo de documento (livro, tese, dissertação etc.). Caso não consiga abrir algum arquivo, envie um email (repositorio@ufba.br) com o link para verificarmos o motivo.

O depósito pode ser feito de duas formas:

1. Autoarquivamento: cada aluno insere seu trabalho. Para isso, solicitamos que nos envie semestralmente a lista com o nome completo e e-mail dos discentes concluintes;

2. Depósito mediado: um servidor do colegiado faz a submissão de todos os trabalhos. Para tanto, solicitamos que indiquem um funcionário para fazer os depósitos e nos envie o e-mail do setor para fazermos a liberação e enviarmos o tutorial de treinamento para inserção dos TCCs.

Antes de iniciar o depósito, pesquise por título e/ou autor para certificar-se de que o trabalho não consta no RI, a fim de evitar duplicidade de material.

Acesse a página do RI/UFBA, clique em “Entrar em” no lado direito da tela, e em seguida em “Meu Espaço”. Ao abrir a página seguinte, clique em “Usuário novo? Clique aqui para se registrar”, insira seu endereço de e-mail e clique em registrar. Você receberá um link em seu e-mail para realizar o cadastro e criar uma senha.

Solicite a liberação de acesso por e-mail (repositorio@ufba.br) e informe o nome completo, o e-mail utilizado no cadastro, o nome ou sigla do programa de pós-graduação/unidade que possui vínculo com a UFBA e o tipo de documento que será submetido para que o acesso seja liberado.

Importante: Para Trabalhos acadêmicos (ex.: Tese, Dissertação, Monografias), deve ser depositada a VERSÃO FINAL APROVADA PELA BANCA EXAMINADORA.

O acesso é válido por 30 dias. Após esse prazo, será necessário fazer uma nova solicitação por e-mail (repositorio@ufba.br).

Clique em ”Meu espaço” para fazer o login;

Coloque o e-mail cadastrado e senha de acesso;

Clique em “Entrar” e ”Iniciar um novo depósito”.

Verifique se o trabalho encontra-se disponível no Repositório, a fim de evitar duplicidade de depósitos e certifique-se que esta é a versão final do seu trabalho, pois a substituição do mesmo só ocorrerá mediante justificativa analisada pela equipe gestora do RI.

Para TCCs, dissertações e teses, deve ser depositada a versão final aprovada pela Banca Examinadora.

Obs.: O trabalho final deve ter a ata ou a folha de aprovação assinada pelos membros da banca.

Para ajudá-lo no depósito, acesse a aba “Tutoriais” que está na página do RI e faça o download de acordo com o seu tipo de documento.

Não há um tamanho definido, recomenda-se que não ultrapasse 1 gigabyte.

Os arquivos que têm muitas imagens (muito pesados) devem ser depositados em baixa resolução, a fim de facilitar o depósito e o acesso aos documentos.

O arquivo deve ser inserido em formato PDF/A, tutorial disponível na página do RI.

É possível fazer upload de depósito de dois ou mais documentos no RI. Para anexar mais de um arquivo, clicando em ''Adicionar outro arquivo'' na etapa Upload. Selecione ou arraste o arquivo e conclua a submissão. É relevante que o novo arquivo tenha relação direta com o documento depositado, caso seja outra tipologia documental é necessário solicitar uma nova liberação de acesso para a coleção correspondente.

A ata não é um elemento obrigatório para a realização do depósito e não substitui a folha de aprovação. A folha de aprovação é um elemento pré-textual obrigatório nos trabalhos acadêmicos (TCC, dissertação, tese).

Ressalta-se a relevância das assinaturas dos membros da banca na folha de aprovação, ainda que sejam assinaturas digitais, pois as mesmas atestam o grau de confiabilidade e fidedignidade da informação presente no documento.

Caso o depositante deseje, a ata pode ser inserida em arquivo separado.

Verifique se o e-mail e a senha cadastrados estão corretos e tente novamente. Qualquer dúvida, entre em contato por e-mail (repositorio@ufba.br) com a equipe gestora do RI/UFBA.

Acesse o link a seguir para gerar a senha de acesso: 

Clique em ”Meu espaço” para fazer o login e em ”Iniciar um novo depósito”.

Verifique em "Meu espaço" se o trabalho está no fluxo de depósito. Caso esteja, o trabalho foi depositado e vai passar pelo processo de revisão/validação antes de ficar disponível no RI. Caso contrário, verifique em “submissão não concluída”, pois o depósito pode não ter sido realizado e deve ser submetido e/ou concluído.

Recomendamos que seja enviado um e-mail (repositorio@ufba.br) para a equipe do RI relatando o caso.

Alguns provedores Yahoo e Hotmail estão bloqueando os e-mails enviados pelo servidor da UFBA. Esse problema acontece pelo fato do nosso endereço disparar vários e-mails e os provedores identificarem como uma anormalidade, por essa razão acabam efetuando um bloqueio.

Enquanto tentamos resolver o problema do link incorreto com a equipe da TI, você pode apagar um dos "ri" que contém no link e você conseguirá acessar a página. Deixe somente um "ri" e dê enter.

Envie o link e/ou o print da tela do item pesquisado para repositorio@ufba.br informando a situação encontrada.

Isso ocorre porque os autores e editoras estabeleceram contratos, em caráter de exclusividade, que impedem a disponibilização do texto completo por um prazo e condições acordadas entre as partes. O prazo de restrição é de até 02 anos, após esse período o trabalho é disponibilizado em Acesso Aberto.

Os trabalhos ficarão restritos e/ou embargados por um período de até 02 anos. Após esse prazo, será disponibilizado em Acesso Aberto. Caso o período solicitado tenha expirado, envie um e-mail para repositorio@ufba.br com o link do documento e a solicitação de exclusão da restrição.

O serviço de confecção de ficha catalográfica é feito pela Biblioteca da sua unidade de ensino. Os contatos estão disponíveis no site do SIBI/UFBA. Para acessá-los, clique aqui!

Acesse a página do RI, clique em “Entrar em” no lado direito da tela e em “Meu Espaço”. Ao abrir a nova página, clique em “Usuário novo? Clique aqui para se registrar”, insira seu endereço de e-mail e clique em registrar. Será enviado um link por e-mail para a realização do cadastro e criação de senha.

Feito o cadastro, solicite a liberação de acesso por email (repositório@ufba.br), informando o nome completo, e-mail cadastrado, nome ou sigla da Unidade e/ou Programa de Pós-Graduação com a qual possui vínculo com a UFBA e o tipo de documento que será submetido. Será enviado um e-mail com a confirmação da liberação de acesso.

Importante: Para Trabalhos acadêmicos (ex.: Tese, Dissertação, etc.) deve ser depositado a VERSÃO FINAL APROVADO PELA BANCA EXAMINADORA.

Informe o nome completo, o e-mail, a Unidade e/ou Programa de Pós-graduação com o qual possui vínculo com a UFBA e o tipo de documento que será submetido.

É necessário entrar em contato por e-mail (repositorio@ufba.br) para realizarmos a liberação de acesso e, caso necessário, treinamento para a inserção dos trabalhos no Repositório.

O software DSPACE utilizado pelo RI não é recomendado para submissão de dados de pesquisa. Brevemente, será implantado o Repositório de Dados de Pesquisa da Universidade Federal da Bahia.

No momento, recomendamos a utilização do Repositório de dados de pesquisa chamado Figshare ou Zenodo. Ambos permitem a migração de metadados para quando o Repositório de Dados de Pesquisa da Universidade for instalado.

Permite que os conteúdos disponibilizados possam ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.

Porque a licença é uma forma de proteger os direitos de autor de uma obra.

No ato do depósito, ao clicar em:

• sim, você permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original;

• ShareAlike, você permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original e que licenciam as novas criações sob termos idênticos, isto é, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença do original;

• não, você permite que outros façam download do seu trabalho e o compartilhem, desde que atribuam crédito a você, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma.

A concessão da licença é um pré-requisito para finalizar o depósito. Caso não a conceda, o depósito ficará incompleto. A não concessão da licença não excluirá o seu depósito. O item permanecerá na página "Meu espaço". Você pode excluí-lo do sistema ou concordar com a licença mais tarde, uma vez que suas dúvidas forem resolvidas.

Não, no entanto você pode utilizar, para fins de comprovação, o e-mail automático enviado e/ou o print da tela de conclusão de depósito.

É necessário sair da página, esvaziar/limpar o cache do seu navegador, acessar a página com modo de navegação anônima ou tentar entrar com outro dispositivo. Feito isto, faça o download do arquivo.

Obs.: Os navegadores de internet fazem cópias de conteúdos de páginas que foram acessadas anteriormente e exibem aos usuários como um atalho de navegação (cache). Quando a página é modificada, é possível que o usuário continue visualizando a página sem a respectiva atualização por conta deste recurso.

Envie o print da tela com o status do depósito para verificarmos e solucionarmos o problema.

Seu trabalho pode estar em "Submissões não concluídas". Verifique se todas as etapas foram concluídas ao realizar o depósito. Salienta-se a necessidade de completar a submissão clicando no botão: "Eu concedo a licença" no final da página.

Recomendamos realizar o depósito novamente.

Envie um email para (repositorio@ufba.br) informando o fato para que possamos verificar o ocorrido. Caso o trabalho solicitado não tenha sido depositado no Repositório, siga as orientações do Tutorial disponível na página do RI para realização de depósito.

Após a conclusão do depósito, o trabalho vai para o fluxo de depósitos para ser validado. A biblioteca da unidade a qual você faz parte é a responsável pela validação. Você receberá um e-mail automático quando o trabalho estiver disponível no Repositório.

Uma vez depositado, seu trabalho vai para o fluxo de depósito. Neste espaço, o bibliotecário da unidade a qual o documento está vinculado fará a revisão dos metadados e análise da estrutura do trabalho para, posteriormente, torná-lo disponível no RI. Após a disponibilização, você poderá solicitar a substituição do arquivo mediante justificativa que será analisada pela equipe gestora do RI.

Ressaltamos a importância de revisão do arquivo antes do envio definitivo, a fim de evitar sua substituição que implica na estatística de acesso e visibilidade do documento.

Não é necessário excluir ou fazer um novo depósito. Segue a orientação:

• Faça login no Repositório;

• Ao visualizar seu trabalho clique em "abrir";

• Selecione a opção "editar";

• Avance até a etapa "upload”;

• Substitua o documento;

• Conclua a submissão novamente.

O trabalho só poderá ser excluído caso esteja em "Submissões não concluídas". 

Se estiver em "Seus depósitos aceitos”, não será possível efetivar a exclusão, pois é o registro dos trabalhos já submetidos. Recomenda-se solicitar colocá-lo em acesso restrito, a fim de que o arquivo fique indisponível para download. Neste caso, apenas os metadados, como título, autor, resumo ficam visíveis.

O prazo para permanência do documento em acesso restrito é de até 02 anos, podendo ser prorrogado mediante solicitação e justificativa.

É necessário informar a Faculdade, Instituto ou Escola da Universidade; Programas de Pós-Graduação e cursos vinculados, assim como os tipos de documentos (coleções) que serão depositados. Com essa informação, a equipe do RI abrirá comunidade e/ou subcomunidade e as coleções necessárias para a realização do depósito.

É necessário enviar um e-mail para repositorio@ufba.br solicitando a reunião e informando a pauta a ser tratada. Feito isto, enviaremos a data, o horário e o endereço da sala virtual do RI.

Caso haja dúvidas, entre em contato com a equipe do RI/UFBA por meio do repositorio@ufba.br