Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33491
metadata.dc.type: Tese
Título : Organizações, sistemas adaptativos complexos e aprendizagem: uma relação possível
Autor : Carvalho, Iêda Matos Freire de
metadata.dc.creator: Carvalho, Iêda Matos Freire de
Resumen : O objeto do presente estudo é a tessitura de relações entre Organizações, Sistemas Adaptativos Complexos e Aprendizagem, partindo de uma questão primeira: é possível estabelecer relação entre organizações, sistemas adaptativos complexos e aprendizagem? Para responder a questão e formular as conclusões, foi realizada pesquisa bibliográfica e autobiográfica, visto que, o recorte temático feito pela pesquisadora deu-se em razão de sua experiência profissional como educadora especializada ambientes organizacionais. A temática de estudo é relevante para o campo organizacional e educacional e a investigação teórica inédita objetivou analisar os referidos temas, com ênfase nas dimensões conceituais e históricas, para identificar seus limites e possibilidades. A análise multirreferencial permitiu combinar o referencial teórico e a experiência da pesquisadora, para desenvolver o design das relações pretendidas. A abordagem qualitativa, guiou o processo investigativo e se reflete na pesquisa bibliográfica e as suas elaborações relacionais respondem à pergunta matricial e apresentam seus limites e possibilidades, dentre elas a sociocognição. A comunicação científica foi escrita a partir das relações estabelecidas entre referencial teórico e a experiência da pesquisadora, gerando um texto próprio e apropriado.
ABSTRACT The object of this study is the relationship between Organizations, Complex Adaptive Systems and Learning. It starts with a question: is it possible to establish a relationship between organizations, complex adaptive systems and learning? To answer it and to formulate conclusions, a bibliographic and autobiographical research was carried out, considering that the thematic cut made by the researcher was related to her professional experience as a specialized educator in organizational environments. The study theme is relevant to the organizational and educational field, and the unprecedented theoretical investigation aimed to analyze these themes, emphasizing the conceptual and historical dimensions, identifying their limits and possibilities. The multi-referential analysis allowed combinations between the theoretical framework and the researcher's experience, to develop the design of the intended relationships. The qualitative approach guided the investigative process, which reflects on the bibliographic research. Its relational elaborations answer the matrix question and present its limits and possibilities, among them sociocognition. Scientific communication was written based on the relationships established between theoretical framework and the researcher's experience, generating a proper and appropriate text.
Palabras clave : Organizações
Sistemas adaptativos complexos
Aprendizagem
Sociocognição
Aprendizagem organizacional
Relações interorganizacionais
Cognição – Aspectos sociais
Organizations
Complex adaptive systems
Learning
Sociocognition
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação Multi-institucional em Difusão do Conhecimento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33491
Fecha de publicación : 26-may-2021
Aparece en las colecciones: Tese (PPGDC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese Ieda Carvalho.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.