Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33491
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Maria Inês Corrêa-
dc.contributor.authorCarvalho, Iêda Matos Freire de-
dc.creatorCarvalho, Iêda Matos Freire de-
dc.date.accessioned2021-05-26T15:37:13Z-
dc.date.available2021-05-26T15:37:13Z-
dc.date.issued2021-05-26-
dc.date.submitted2020-12-30-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33491-
dc.description.abstractO objeto do presente estudo é a tessitura de relações entre Organizações, Sistemas Adaptativos Complexos e Aprendizagem, partindo de uma questão primeira: é possível estabelecer relação entre organizações, sistemas adaptativos complexos e aprendizagem? Para responder a questão e formular as conclusões, foi realizada pesquisa bibliográfica e autobiográfica, visto que, o recorte temático feito pela pesquisadora deu-se em razão de sua experiência profissional como educadora especializada ambientes organizacionais. A temática de estudo é relevante para o campo organizacional e educacional e a investigação teórica inédita objetivou analisar os referidos temas, com ênfase nas dimensões conceituais e históricas, para identificar seus limites e possibilidades. A análise multirreferencial permitiu combinar o referencial teórico e a experiência da pesquisadora, para desenvolver o design das relações pretendidas. A abordagem qualitativa, guiou o processo investigativo e se reflete na pesquisa bibliográfica e as suas elaborações relacionais respondem à pergunta matricial e apresentam seus limites e possibilidades, dentre elas a sociocognição. A comunicação científica foi escrita a partir das relações estabelecidas entre referencial teórico e a experiência da pesquisadora, gerando um texto próprio e apropriado.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The object of this study is the relationship between Organizations, Complex Adaptive Systems and Learning. It starts with a question: is it possible to establish a relationship between organizations, complex adaptive systems and learning? To answer it and to formulate conclusions, a bibliographic and autobiographical research was carried out, considering that the thematic cut made by the researcher was related to her professional experience as a specialized educator in organizational environments. The study theme is relevant to the organizational and educational field, and the unprecedented theoretical investigation aimed to analyze these themes, emphasizing the conceptual and historical dimensions, identifying their limits and possibilities. The multi-referential analysis allowed combinations between the theoretical framework and the researcher's experience, to develop the design of the intended relationships. The qualitative approach guided the investigative process, which reflects on the bibliographic research. Its relational elaborations answer the matrix question and present its limits and possibilities, among them sociocognition. Scientific communication was written based on the relationships established between theoretical framework and the researcher's experience, generating a proper and appropriate text.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.subjectSistemas adaptativos complexospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSociocogniçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectRelações interorganizacionaispt_BR
dc.subjectCognição – Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectOrganizationspt_BR
dc.subjectComplex adaptive systemspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSociocognitionpt_BR
dc.titleOrganizações, sistemas adaptativos complexos e aprendizagem: uma relação possívelpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesSilva, Floriano Barboza-
dc.contributor.refereesFontes, Isaura Santana-
dc.contributor.refereesMiranda, José Garcia Vivas-
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.refereesMarques, Maria Inês Corrêa-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação Multi-institucional em Difusão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Tese (PPGDC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Ieda Carvalho.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.