Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32809
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Quem vai chegar primeiro : a bala ou a ciência? As potencialidades e dificuldades que as/os licenciandas/os em química tem em relacionar ensino de química com questões étnico-raciais
Autor : Paixão, Kananda Eller Souza da
metadata.dc.creator: Paixão, Kananda Eller Souza da
Resumen : O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que visa analisar as potencialidades e as dificuldades que as/os licenciandas/os em química têm em relacionar ensino de química com questões étnico-raciais. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com um grupo focal de licenciandos/as em química da UFBA. Em seguida, analisaram-se quatro sequências didáticas produzidas esses/as licenciandos/as. Após isso, realizaram-se entrevistas individuais com cinco desses licenciandos/as. A pedagogia usada para direcionar as discussões sobre a prática dos/as lincenciandos/as em química têm em relacionar ensino de química com questões étnico-raciais é a pedagogia histórico-crítica. Através das análises realizadas foi possível perceber que as/os futuras/os discentes articulam a prática pedagógica com conteúdo-forma-destinatário para alcançar os objetivos. Além disso, foi possível perceber que as/os licenciandas/os em química tem dificuldade em relacionar química com questões étnico-raciais por causa do epistemicídio.
This work is a qualitative research that aims to analyze the potentialities and difficulties that chemistry graduates have in relating chemistry teaching with ethnic-racial issues. To this end, a semi-structured interview was conducted with a focus group of undergraduates in chemistry from UFBA. Then, we analyzed four didactic sequences produced by these undergraduates. Following this, individual interviews were conducted with five of these undergraduates. The pedagogy used to direct discussions about chemistry learners' practice in relating chemistry teaching to ethnic-racial issues is historical-critical pedagogy. Through the analyzes made it was possible to realize that the students articulate the pedagogical practice with the content-form-recipient to reach the goals. In addition, it was possible to realize that chemistry graduates have difficulty relating chemistry with ethnic-racial issues because of epistemicide.
Palabras clave : Relações étnicas
Química - Ensino
Relações raciais
Ciência
Epistemicidio
Pedagogia crítica
Classe
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Extas e da Terra
Química
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Monografia de Licenciatura em Química
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32809
Fecha de publicación : 12-feb-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciatura em Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia Final - Kananda Eller Final.docx217,67 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.