Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32706
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias de combate às agressões físicas na sala de aula da pré-escola na rede pública no bairro da Liberdade.
Autor(es): Pinheiro, Catia Torres
Autor(es): Pinheiro, Catia Torres
Abstract: A presente investigação tem como tema As agressões físicas na sala de aula da Préescola. Para a realização da pesquisa foram feitos uma revisão da literatura e um Estudo de Caso. O objetivo principal era identificar estratégias de combate às manifestações de comportamentos agressivos na sala de aula da Pré-escola. A investigação mostrou que a Préescola tem grande importância na formação dos indivíduos, por essa razão precisa oferecer às crianças bases para que se tornem bons cidadãos. Apesar de essa relevância ser evidente a legislação a desconsidera. O processo de socialização das crianças é o que determina que tipo de cidadão o indivíduo tornar-se-á, seus valores, suas atitudes, enfim a sua idiossincrasia. Esse processo, a depender de como se dará, pode repercutir de maneira positiva ou negativa na vida das crianças. Agressão física e violência física estão relacionadas, mas não são sinônimos. A violência física é uma ação deliberada contra a integridade física de alguém e agressão física é um comportamento nem sempre deliberado e nem opressor contra a integridade física de alguém. As crianças na idade pré-escolar têm a tendência natural para manifestar tais comportamentos, mas é preciso combatê-los para que não se tornem jovens violentos. As crises nas quais passam a família, a educação e a autoridade do professor, bem como a influência negativa da mídia são os fatores identificados pela pesquisa como contribuintes para a manifestação de comportamentos agressivos na sala de aula da Pré-escola. A mudança nos aspectos educacionais e na atitude do professor, o apoio da família à escola e o uso inteligente dos recursos midiáticos foram as estratégias que o professor pode dispor para combater as manifestações de comportamentos agressivos identificadas pela investigação.
Palavras-chave: pré-escola
agressão física
família
educação
mídia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32706
Data do documento: 27-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação (2).pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.