Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Celma Borges-
dc.contributor.authorPinheiro, Catia Torres-
dc.creatorPinheiro, Catia Torres-
dc.date.accessioned2021-01-27T12:52:49Z-
dc.date.available2021-01-27T12:52:49Z-
dc.date.issued2021-01-27-
dc.date.submitted2010-06-12-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32706-
dc.description.abstractA presente investigação tem como tema As agressões físicas na sala de aula da Préescola. Para a realização da pesquisa foram feitos uma revisão da literatura e um Estudo de Caso. O objetivo principal era identificar estratégias de combate às manifestações de comportamentos agressivos na sala de aula da Pré-escola. A investigação mostrou que a Préescola tem grande importância na formação dos indivíduos, por essa razão precisa oferecer às crianças bases para que se tornem bons cidadãos. Apesar de essa relevância ser evidente a legislação a desconsidera. O processo de socialização das crianças é o que determina que tipo de cidadão o indivíduo tornar-se-á, seus valores, suas atitudes, enfim a sua idiossincrasia. Esse processo, a depender de como se dará, pode repercutir de maneira positiva ou negativa na vida das crianças. Agressão física e violência física estão relacionadas, mas não são sinônimos. A violência física é uma ação deliberada contra a integridade física de alguém e agressão física é um comportamento nem sempre deliberado e nem opressor contra a integridade física de alguém. As crianças na idade pré-escolar têm a tendência natural para manifestar tais comportamentos, mas é preciso combatê-los para que não se tornem jovens violentos. As crises nas quais passam a família, a educação e a autoridade do professor, bem como a influência negativa da mídia são os fatores identificados pela pesquisa como contribuintes para a manifestação de comportamentos agressivos na sala de aula da Pré-escola. A mudança nos aspectos educacionais e na atitude do professor, o apoio da família à escola e o uso inteligente dos recursos midiáticos foram as estratégias que o professor pode dispor para combater as manifestações de comportamentos agressivos identificadas pela investigação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpré-escolapt_BR
dc.subjectagressão físicapt_BR
dc.subjectfamíliapt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectmídiapt_BR
dc.titleEstratégias de combate às agressões físicas na sala de aula da pré-escola na rede pública no bairro da Liberdade.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesGomes, Celma Borges-
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.refereesRocha, Denise Abigail Freitas-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação (2).pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.