Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32610
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Re-Tornando-se: Uma Narrativa do A-Com-Tecer Cinema na Escola
Autor : Santos, Daiane Silva
metadata.dc.creator: Santos, Daiane Silva
Resumen : Este trabalho narra o percurso do Projeto Lanterninha – Cinema e Educação em Movimento e a sua atuação na criação, gestão e manutenção de Cineclubes em Escolas Públicas Estaduais da cidade de Salvador, Bahia. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo principal descrever e interpretar as práticas do Cineclube Epidemia criado pelos alunos do Colégio Estadual Renam Baleeiro e as atividades que foram realizadas entre os anos de 2009 e 2010. Tendo como horizonte de inspiração os estudos sobre Cotidiano, Currículo, Tempo e Temporalidade, as interpretações dirigidas ao Projeto Lanterninha Cinema e Educação em Movimento são apresentadas a partir das experiências da pesquisadora no universo do cinema. A dissertação conclui que um grupo de cineclube, como histórica e tradicionalmente foi pensado fora da escola, quando adentra este espaço atua a partir de seus vazios, caos, ordem e desordem. O cotidiano desenha e indica a forma de implementação e de manutenção de um cineclube na escola.
This work consists of the narrative of the route of the Lanterninha Project - Cinema and Education on Move as well its performance in the creation, management, and maintenance of Cineclubs in State Public Schools in the city of Salvador, Bahia. In this sense, the main objective of the study was to describe and interpret the practices of Cineclube Epidemia created by students of the Renam Baleeiro State College and the activities that were carried out between the years 2009 and 2010. Having as theoretical horizon studies on Daily life, Curriculum, Time and Temporality, the interpretations directed to the Lanterninha Cinema and Education on Move Project are presented from the researcher's experiences in the universe of Cinema. The dissertation concludes that a Cineclub Group -thought historically and traditionally out of school - when it enters this space, acts from its voids, chaos, order, and disorder. The Daily Life draws and indicates the way of implementation and maintenance of a Cineclub in school.
Palabras clave : Cineclube
Escola
Cinema
Cotidiano
Tempo
Cinema
Cineclub
Everyday
Time
State Public High School
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32610
Fecha de publicación : 13-ene-2021
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
dissertação FINAL WORD 3.pdf974,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.