Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.authorSantos, Daiane Silva-
dc.creatorSantos, Daiane Silva-
dc.date.accessioned2021-01-13T15:21:28Z-
dc.date.available2021-01-13T15:21:28Z-
dc.date.issued2021-01-13-
dc.date.submitted2016-02-19-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32610-
dc.description.abstractEste trabalho narra o percurso do Projeto Lanterninha – Cinema e Educação em Movimento e a sua atuação na criação, gestão e manutenção de Cineclubes em Escolas Públicas Estaduais da cidade de Salvador, Bahia. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo principal descrever e interpretar as práticas do Cineclube Epidemia criado pelos alunos do Colégio Estadual Renam Baleeiro e as atividades que foram realizadas entre os anos de 2009 e 2010. Tendo como horizonte de inspiração os estudos sobre Cotidiano, Currículo, Tempo e Temporalidade, as interpretações dirigidas ao Projeto Lanterninha Cinema e Educação em Movimento são apresentadas a partir das experiências da pesquisadora no universo do cinema. A dissertação conclui que um grupo de cineclube, como histórica e tradicionalmente foi pensado fora da escola, quando adentra este espaço atua a partir de seus vazios, caos, ordem e desordem. O cotidiano desenha e indica a forma de implementação e de manutenção de um cineclube na escola.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists of the narrative of the route of the Lanterninha Project - Cinema and Education on Move as well its performance in the creation, management, and maintenance of Cineclubs in State Public Schools in the city of Salvador, Bahia. In this sense, the main objective of the study was to describe and interpret the practices of Cineclube Epidemia created by students of the Renam Baleeiro State College and the activities that were carried out between the years 2009 and 2010. Having as theoretical horizon studies on Daily life, Curriculum, Time and Temporality, the interpretations directed to the Lanterninha Cinema and Education on Move Project are presented from the researcher's experiences in the universe of Cinema. The dissertation concludes that a Cineclub Group -thought historically and traditionally out of school - when it enters this space, acts from its voids, chaos, order, and disorder. The Daily Life draws and indicates the way of implementation and maintenance of a Cineclub in school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCineclubept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCineclubpt_BR
dc.subjectEverydaypt_BR
dc.subjectTimept_BR
dc.subjectState Public High Schoolpt_BR
dc.titleRe-Tornando-se: Uma Narrativa do A-Com-Tecer Cinema na Escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-coCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.refereesJesus, Rosane Meire Vieira de-
dc.contributor.refereesFresquet, Adriana Mabel-
dc.contributor.refereesCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação FINAL WORD 3.pdf974,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.