Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32330
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A interdisciplinaridade na ACC como possibilidade de articulação do conhecimento.
Autor : Andrade, Larissa Souza de
metadata.dc.creator: Andrade, Larissa Souza de
Resumen : Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender como as atividades desenvolvidas nas ACC (Atividade Curricular em Comunidade) possibilitam a articulação dos conhecimentos, podendo assim, ser considerada como uma prática interdisciplinar. Nesta pesquisa buscou-se esclarecer os seguintes pontos: a atual fragmentação do conhecimento: a interdisciplinaridade em si, ainda que seja um conceito em construção; as atividades desenvolvidas na ACC que possibilitam a articulação dos conhecimentos, a postura dos alunos da ACC – EDC – 645 Cultura Corporal e Meio Ambiente mediante a fragmentação do conhecimento e suas experiências interdisciplinares. O estudo contemplou as seguintes etapas: a) Pesquisa bibliográfica de dados primários e secundários existentes e estudos correlatos; b) Pesquisa qualitativa de campo através de observação participante na ACC – EDC- 465 Cultura Corporal e Meio Ambiente na qual a autora atuou como monitora durante este semestre letivo; c) Análise e reflexão dos dados levantados através da perspectiva da interdisciplinaridade. O estudo teve como bases teóricas trabalhos de Hilton Japiassú, Ivani Fazenda e Jurjo Torres Santomé, dentre outros. O estudo permitiu concluir que é possível desenvolver atividades interdisciplinares que possibilitem a troca de conhecimentos entre os especialistas, trazer a realidade para sala de aula, formar cidadãos e devolver algo para a sociedade. Mas é preciso lembrar que apostar na interdisciplinaridade implica antes de tudo em mudança de comportamento, de visão, de postura... mudança de atitude.
Palabras clave : Interdisciplinaridade
Currículo
Fragmentação do conhecimento
metadata.dc.subject.cnpq: Educaçao
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED /UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32330
Fecha de publicación : 15-oct-2020
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.