Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32330
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A interdisciplinaridade na ACC como possibilidade de articulação do conhecimento. |
Autor : | Andrade, Larissa Souza de |
metadata.dc.creator: | Andrade, Larissa Souza de |
Resumen : | Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender como as atividades desenvolvidas nas ACC (Atividade Curricular em Comunidade) possibilitam a articulação dos conhecimentos, podendo assim, ser considerada como uma prática interdisciplinar. Nesta pesquisa buscou-se esclarecer os seguintes pontos: a atual fragmentação do conhecimento: a interdisciplinaridade em si, ainda que seja um conceito em construção; as atividades desenvolvidas na ACC que possibilitam a articulação dos conhecimentos, a postura dos alunos da ACC – EDC – 645 Cultura Corporal e Meio Ambiente mediante a fragmentação do conhecimento e suas experiências interdisciplinares. O estudo contemplou as seguintes etapas: a) Pesquisa bibliográfica de dados primários e secundários existentes e estudos correlatos; b) Pesquisa qualitativa de campo através de observação participante na ACC – EDC- 465 Cultura Corporal e Meio Ambiente na qual a autora atuou como monitora durante este semestre letivo; c) Análise e reflexão dos dados levantados através da perspectiva da interdisciplinaridade. O estudo teve como bases teóricas trabalhos de Hilton Japiassú, Ivani Fazenda e Jurjo Torres Santomé, dentre outros. O estudo permitiu concluir que é possível desenvolver atividades interdisciplinares que possibilitem a troca de conhecimentos entre os especialistas, trazer a realidade para sala de aula, formar cidadãos e devolver algo para a sociedade. Mas é preciso lembrar que apostar na interdisciplinaridade implica antes de tudo em mudança de comportamento, de visão, de postura... mudança de atitude. |
Palabras clave : | Interdisciplinaridade Currículo Fragmentação do conhecimento |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educaçao |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | FACED /UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32330 |
Fecha de publicación : | 15-oct-2020 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.