Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.authorAndrade, Larissa Souza de-
dc.creatorAndrade, Larissa Souza de-
dc.date.accessioned2020-10-15T17:10:54Z-
dc.date.available2020-10-15T17:10:54Z-
dc.date.issued2020-10-15-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32330-
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender como as atividades desenvolvidas nas ACC (Atividade Curricular em Comunidade) possibilitam a articulação dos conhecimentos, podendo assim, ser considerada como uma prática interdisciplinar. Nesta pesquisa buscou-se esclarecer os seguintes pontos: a atual fragmentação do conhecimento: a interdisciplinaridade em si, ainda que seja um conceito em construção; as atividades desenvolvidas na ACC que possibilitam a articulação dos conhecimentos, a postura dos alunos da ACC – EDC – 645 Cultura Corporal e Meio Ambiente mediante a fragmentação do conhecimento e suas experiências interdisciplinares. O estudo contemplou as seguintes etapas: a) Pesquisa bibliográfica de dados primários e secundários existentes e estudos correlatos; b) Pesquisa qualitativa de campo através de observação participante na ACC – EDC- 465 Cultura Corporal e Meio Ambiente na qual a autora atuou como monitora durante este semestre letivo; c) Análise e reflexão dos dados levantados através da perspectiva da interdisciplinaridade. O estudo teve como bases teóricas trabalhos de Hilton Japiassú, Ivani Fazenda e Jurjo Torres Santomé, dentre outros. O estudo permitiu concluir que é possível desenvolver atividades interdisciplinares que possibilitem a troca de conhecimentos entre os especialistas, trazer a realidade para sala de aula, formar cidadãos e devolver algo para a sociedade. Mas é preciso lembrar que apostar na interdisciplinaridade implica antes de tudo em mudança de comportamento, de visão, de postura... mudança de atitude.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFragmentação do conhecimentopt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade na ACC como possibilidade de articulação do conhecimento.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, José Ney do Nascimento-
dc.contributor.refereesSales, Márcea Andrade-
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED /UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçaopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.