Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32330
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.contributor.author | Andrade, Larissa Souza de | - |
dc.creator | Andrade, Larissa Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-15T17:10:54Z | - |
dc.date.available | 2020-10-15T17:10:54Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-15 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32330 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender como as atividades desenvolvidas nas ACC (Atividade Curricular em Comunidade) possibilitam a articulação dos conhecimentos, podendo assim, ser considerada como uma prática interdisciplinar. Nesta pesquisa buscou-se esclarecer os seguintes pontos: a atual fragmentação do conhecimento: a interdisciplinaridade em si, ainda que seja um conceito em construção; as atividades desenvolvidas na ACC que possibilitam a articulação dos conhecimentos, a postura dos alunos da ACC – EDC – 645 Cultura Corporal e Meio Ambiente mediante a fragmentação do conhecimento e suas experiências interdisciplinares. O estudo contemplou as seguintes etapas: a) Pesquisa bibliográfica de dados primários e secundários existentes e estudos correlatos; b) Pesquisa qualitativa de campo através de observação participante na ACC – EDC- 465 Cultura Corporal e Meio Ambiente na qual a autora atuou como monitora durante este semestre letivo; c) Análise e reflexão dos dados levantados através da perspectiva da interdisciplinaridade. O estudo teve como bases teóricas trabalhos de Hilton Japiassú, Ivani Fazenda e Jurjo Torres Santomé, dentre outros. O estudo permitiu concluir que é possível desenvolver atividades interdisciplinares que possibilitem a troca de conhecimentos entre os especialistas, trazer a realidade para sala de aula, formar cidadãos e devolver algo para a sociedade. Mas é preciso lembrar que apostar na interdisciplinaridade implica antes de tudo em mudança de comportamento, de visão, de postura... mudança de atitude. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Fragmentação do conhecimento | pt_BR |
dc.title | A interdisciplinaridade na ACC como possibilidade de articulação do conhecimento. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, José Ney do Nascimento | - |
dc.contributor.referees | Sales, Márcea Andrade | - |
dc.contributor.referees | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED /UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educaçao | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.