Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32317
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Consumo cultural e distinção social: uma sondagem de opnião junto aos estudantes da UFBA
Autor : Aguiar, Monique Carneiro
metadata.dc.creator: Aguiar, Monique Carneiro
Resumen : Esta monografia tem como principal objetivo revisitar a teoria proposta por Pierre Bourdieu em seu livro A distinção – crítica social do julgamento a fim de avaliar a relação entre consumo cultural e distinção social entre estudantes universitários na UFBA. Para tanto, foi realizada uma sondagem de opinião junto a um grupo de setenta alunos da Universidade Federal da Bahia com o objetivo de coletar dados sobre o seu consumo cultural. Além disso, a pesquisa busca refletir sobre os conceitos de cultura e consumo e compreender os mecanismos de distinção social através do consumo cultural em um dado contexto social: o universitário. Por fim, esta monografia tem a intenção de investigar, através da análise dos dados recolhidos, como os mecanismos de distinção e as relações de domínio simbólico se apresentam atualmente. Isso sem perder de vista a própria questão das pesquisas de opinião, seu funcionamento e efetividade.
Palabras clave : Distinção social
Consumo cultural
Domínio simbólico
Estudantes universitários
Pierre Bourdieu
Pesquisa de opinião pública
Capital simbólico
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACOM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32317
Fecha de publicación : 8-oct-2020
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_MONIQUE_CARNEIRO_AGUIAR.pdf531,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.