Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28670
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Proposta de organização curricular para os cursos do ensino médio integrado (EMI) do IF Sertão-PE – campus Petrolina
Authors: Teixeira, Dayany Vieieira Braga
metadata.dc.creator: Teixeira, Dayany Vieieira Braga
Abstract: Esta proposta de intervenção tem como objetivo apresentar uma estrutura de organização curricular para os cursos do Ensino Médio Integrado do IF Sertão-PE, campus Petrolina, que possibilite a efetiva integração, a partir da inserção da pesquisa e da extensão na organização curricular dos cursos. A proposta foi sendo delineada a partir da pesquisa documental e de campo realizada com base no problema formulado para a pesquisa: Como inserir a pesquisa e a extensão na organização curricular dos cursos do EMI do campus Petrolina de forma que possibilite uma efetiva integração? Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista e o questionário. Os resultados da pesquisa apontaram que a organização curricular dos cursos do EMI está desatualizada e que não há uma efetiva integração. Com relação à pesquisa e à extensão, apontaram que não fazem parte do currículo de forma adequada e os profissionais da educação acham importante inseri-los no currículo dos cursos. Com base nos resultados da pesquisa, foi construído o desenho curricular, denominado de Rede Curricular, na perspectiva da inserção da pesquisa e da extensão no currículo, organizado através dos núcleos: integrador, politécnico e comum, que possibilite a efetiva integração curricular. Como conclusão apresentam-se reflexões sobre a proposta de mudanças na organização curricular da Instituição de ensino pesquisada, na perspectiva da efetiva integração curricular a partir da pesquisa e da extensão, apontando as possíveis resistências às mudanças e as ações que podem ser realizadas para a Instituição da Rede Curricular.
Keywords: Organização Curricular
Pesquisa e Extensão
Ensino Médio Integrado
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28670
Issue Date: 21-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de Mestrado - Dayany Vieira Braga Teixeira.pdf1,43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.