Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28670
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Dayany Vieieira Braga | - |
dc.creator | Teixeira, Dayany Vieieira Braga | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-21T11:48:45Z | - |
dc.date.available | 2019-02-21T11:48:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-21 | - |
dc.date.submitted | 2018-10-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 375.001 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28670 | - |
dc.description.abstract | Esta proposta de intervenção tem como objetivo apresentar uma estrutura de organização curricular para os cursos do Ensino Médio Integrado do IF Sertão-PE, campus Petrolina, que possibilite a efetiva integração, a partir da inserção da pesquisa e da extensão na organização curricular dos cursos. A proposta foi sendo delineada a partir da pesquisa documental e de campo realizada com base no problema formulado para a pesquisa: Como inserir a pesquisa e a extensão na organização curricular dos cursos do EMI do campus Petrolina de forma que possibilite uma efetiva integração? Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista e o questionário. Os resultados da pesquisa apontaram que a organização curricular dos cursos do EMI está desatualizada e que não há uma efetiva integração. Com relação à pesquisa e à extensão, apontaram que não fazem parte do currículo de forma adequada e os profissionais da educação acham importante inseri-los no currículo dos cursos. Com base nos resultados da pesquisa, foi construído o desenho curricular, denominado de Rede Curricular, na perspectiva da inserção da pesquisa e da extensão no currículo, organizado através dos núcleos: integrador, politécnico e comum, que possibilite a efetiva integração curricular. Como conclusão apresentam-se reflexões sobre a proposta de mudanças na organização curricular da Instituição de ensino pesquisada, na perspectiva da efetiva integração curricular a partir da pesquisa e da extensão, apontando as possíveis resistências às mudanças e as ações que podem ser realizadas para a Instituição da Rede Curricular. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Organização Curricular | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa e Extensão | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.title | Proposta de organização curricular para os cursos do ensino médio integrado (EMI) do IF Sertão-PE – campus Petrolina | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Zen, Giovana Cristina | - |
dc.contributor.referees | Azevedo, Luciana Cavalcanti | - |
dc.contributor.referees | Camelo, Maria Leopoldina Veras | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de Mestrado - Dayany Vieira Braga Teixeira.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.