Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.authorTeixeira, Dayany Vieieira Braga-
dc.creatorTeixeira, Dayany Vieieira Braga-
dc.date.accessioned2019-02-21T11:48:45Z-
dc.date.available2019-02-21T11:48:45Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.date.submitted2018-10-05-
dc.identifier.otherCDD 375.001-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28670-
dc.description.abstractEsta proposta de intervenção tem como objetivo apresentar uma estrutura de organização curricular para os cursos do Ensino Médio Integrado do IF Sertão-PE, campus Petrolina, que possibilite a efetiva integração, a partir da inserção da pesquisa e da extensão na organização curricular dos cursos. A proposta foi sendo delineada a partir da pesquisa documental e de campo realizada com base no problema formulado para a pesquisa: Como inserir a pesquisa e a extensão na organização curricular dos cursos do EMI do campus Petrolina de forma que possibilite uma efetiva integração? Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista e o questionário. Os resultados da pesquisa apontaram que a organização curricular dos cursos do EMI está desatualizada e que não há uma efetiva integração. Com relação à pesquisa e à extensão, apontaram que não fazem parte do currículo de forma adequada e os profissionais da educação acham importante inseri-los no currículo dos cursos. Com base nos resultados da pesquisa, foi construído o desenho curricular, denominado de Rede Curricular, na perspectiva da inserção da pesquisa e da extensão no currículo, organizado através dos núcleos: integrador, politécnico e comum, que possibilite a efetiva integração curricular. Como conclusão apresentam-se reflexões sobre a proposta de mudanças na organização curricular da Instituição de ensino pesquisada, na perspectiva da efetiva integração curricular a partir da pesquisa e da extensão, apontando as possíveis resistências às mudanças e as ações que podem ser realizadas para a Instituição da Rede Curricular.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrganização Curricularpt_BR
dc.subjectPesquisa e Extensãopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.titleProposta de organização curricular para os cursos do ensino médio integrado (EMI) do IF Sertão-PE – campus Petrolinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesZen, Giovana Cristina-
dc.contributor.refereesAzevedo, Luciana Cavalcanti-
dc.contributor.refereesCamelo, Maria Leopoldina Veras-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado - Dayany Vieira Braga Teixeira.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.