Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27380
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Imagem de marca: uma análise da construção de identidade no universo fílmico do Chanel n°5
Autor : Camara, Alana Damasceno Arruda
metadata.dc.creator: Camara, Alana Damasceno Arruda
Resumen : O presente trabalho tem como propósito analisar de que modo a identidade e o projeto de marca do perfume Chanel No 5 são construídos no universo fílmico representado por seus comerciais, buscando entender se, de fato, a publicidade voltada para este produto interpela o consumidor não apenas para convencê-lo, mas principalmente para comovê-lo. Tal posição é levantada por teóricos como Gilles Lipovetsky, que entendem o consumo contemporâneo como um fenômeno cada vez mais emocional e íntimo, em que os indivíduos estabelecem uma relação afetiva com produtos e marcas, especialmente no que tange o mercado de luxo. Como caminho metodológico para a análise dos elementos internos dos comerciais serão empregados os pressupostos teórico-metodológicos da Poética do Cinema, desenvolvida por Wilson Gomes e equipe, e aplicada no Grupo de Pesquisa Laboratório de Análise Fílmica, da Universidade Federal da Bahia. As noções de identidade e de projeto de marca, por sua vez, serão remontadas a partir dos modelos desenvolvidos por Andrea Semprini, que levam em consideração a dimensão semiótica como modo fundamental de existência da marca, entendida como uma entidade complexa, abstrata, instável e multiforme. Partindo de uma análise dos mecanismos de funcionamento interno das obras, pretende-se demonstrar como cada filme funciona e de que modo seus efeitos próprios, e prioritariamente emocionais, estão vinculados aos conceitos e valores que compõem a marca.
Palabras clave : Consumo emocional
Mercado de luxo
Publicidade
Chanel n°5
Poética do cinema
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27380
Fecha de publicación : 17-sep-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.