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metadata.dc.type: Tese
Título : TRÂNSITO DE IMAGENS NOS FILMES DE PETER GREENAWAY: A Última Tempestade, O Bebê Santo de Mâncon, e O Livro de Cabeceira e O Contrato do Desenhista
Autor : Silva, Giovana Santos Dantas da
metadata.dc.creator: Silva, Giovana Santos Dantas da
Resumen : Este trabalho investiga o constante diálogo que o artista plástico e cineasta Peter Greenaway estabelece entre os diversos campos da arte, analisando quatro de seus filmes, a partir de sua força poética e natureza híbrida. Greenaway localiza o seu cinema num território ambíguo que se encontra na fronteira do próprio cinema, do teatro e das artes plásticas. Dessa forma, ele cria uma rede de significados que se deslocam em várias direções e níveis, provocando um forte trânsito de imagens. Seus desenhos e pinturas, vistos em exposições, assim como composições visuais concebidas para óperas contemporâneas e instalações artísticas, migram para os seus filmes. A maneira que ele define os planos cinematográficos é, muitas vezes, presidida pela simetria e perspectiva da pintura renascentista ou pelo excesso formal do Barroco. Greenaway volta a essas tradições, cruzando-as com a tecnologia e a arte contemporâneas. Ele fragmenta o plano cinematográfico em quadros simultâneos, referindo-se à pintura cubista. Transferindo a sua narrativa para um espaço antilusionista, Peter Grenaway insiste na artificialidade da linguagem cinematográfica.
This work investigates the constant dialog that the painter and filmmaker Peter Greenaway establishes among the several fields of art, analyzing four of his films, starting from their poetic power and hybrid nature. Greenaway places his cinema in an ambiguous territory, which is embedded among cinema itself, the theatrical and the visual arts. Therefore he creates a web of meanings, which mingle through several directions and many levels, resulting in a dense transit of images. His drawings and paintings, shown in art galleries, as well as his visual compositions to contemporary operas and art installations, often migrate into his films. The way he defines his cinematic framings and compositions is often presided by symmetry and perspective originated in the renascence painting or the excessive formalism from the baroque period. Greenaway returns to those traditions and relates them to technology and contemporary art. He fragments the cinematic composition into simultaneous “framings within frame”, referring to cubist painting. Transferring his narrative to an antillusionist realm, Peter Greenaway insists on the artificiality of the cinematic language.
Palabras clave : Cinema
Teatro
Artes Plásticas
Peter Greenaway
metadata.dc.subject.cnpq: Lingüística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27310
Fecha de publicación : 11-sep-2018
Aparece en las colecciones: Tese (PPGAC)

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