Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHackler, Ewald-
dc.contributor.authorSilva, Giovana Santos Dantas da-
dc.creatorSilva, Giovana Santos Dantas da-
dc.date.accessioned2018-09-11T13:20:57Z-
dc.date.available2018-09-11T13:20:57Z-
dc.date.issued2018-09-11-
dc.date.submitted2004-03-19-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27310-
dc.description.abstractEste trabalho investiga o constante diálogo que o artista plástico e cineasta Peter Greenaway estabelece entre os diversos campos da arte, analisando quatro de seus filmes, a partir de sua força poética e natureza híbrida. Greenaway localiza o seu cinema num território ambíguo que se encontra na fronteira do próprio cinema, do teatro e das artes plásticas. Dessa forma, ele cria uma rede de significados que se deslocam em várias direções e níveis, provocando um forte trânsito de imagens. Seus desenhos e pinturas, vistos em exposições, assim como composições visuais concebidas para óperas contemporâneas e instalações artísticas, migram para os seus filmes. A maneira que ele define os planos cinematográficos é, muitas vezes, presidida pela simetria e perspectiva da pintura renascentista ou pelo excesso formal do Barroco. Greenaway volta a essas tradições, cruzando-as com a tecnologia e a arte contemporâneas. Ele fragmenta o plano cinematográfico em quadros simultâneos, referindo-se à pintura cubista. Transferindo a sua narrativa para um espaço antilusionista, Peter Grenaway insiste na artificialidade da linguagem cinematográfica.pt_BR
dc.description.abstractThis work investigates the constant dialog that the painter and filmmaker Peter Greenaway establishes among the several fields of art, analyzing four of his films, starting from their poetic power and hybrid nature. Greenaway places his cinema in an ambiguous territory, which is embedded among cinema itself, the theatrical and the visual arts. Therefore he creates a web of meanings, which mingle through several directions and many levels, resulting in a dense transit of images. His drawings and paintings, shown in art galleries, as well as his visual compositions to contemporary operas and art installations, often migrate into his films. The way he defines his cinematic framings and compositions is often presided by symmetry and perspective originated in the renascence painting or the excessive formalism from the baroque period. Greenaway returns to those traditions and relates them to technology and contemporary art. He fragments the cinematic composition into simultaneous “framings within frame”, referring to cubist painting. Transferring his narrative to an antillusionist realm, Peter Greenaway insists on the artificiality of the cinematic language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectArtes Plásticaspt_BR
dc.subjectPeter Greenawaypt_BR
dc.titleTRÂNSITO DE IMAGENS NOS FILMES DE PETER GREENAWAY: A Última Tempestade, O Bebê Santo de Mâncon, e O Livro de Cabeceira e O Contrato do Desenhistapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesTelesi, Silvia Fernandes-
dc.contributor.refereesBarbosa, Rita de Cássia Gomes-
dc.contributor.refereesBezerra, Antônia Pereira-
dc.contributor.refereesHackler, Ewald-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese 02.doc42,52 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.