Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25687
Tipo: Dissertação
Título: Estudo fitossociológico na avaliação de áreas impactadas por atividades petrolíferas na porção nordeste da baía de todos os santos (Bahia, Brasil)
Autor(es): Mâcedo Júnior, Gilmar Sales
Autor(es): Mâcedo Júnior, Gilmar Sales
Abstract: Diversas atividades ligadas à indústria petrolífera têm trazido, como consequência, uma forte pressão aos manguezais. Realidade semelhante é identificada no manguezal Pedra Branca, localizado às margens do rio São Paulo, porção nordeste da Baía de Todos os Santos, coordenadas 12º44’26”(S) e 38º31’60”(W). O monitoramento da taxa de consumo dos poluentes e da concentração dos prováveis produtos de degradação tem sido aceito como a medida mais direta da eficiência da biodegradação de um contaminante. Esse estudo teve como principal objetivo investigar os efeitos que os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) e metais-traço, em sedimento, geram a ecossistemas costeiros, acreditando-se que a análise fitossociológica de espécies de manguezal, reconhecidas como tolerantes e metabolizadoras de substâncias derivadas do petróleo indicaria a espécie promissora para remediação desta área com possível aplicação futura da técnica de fitorremediação. Almejou-se uma investigação ambiental economicamente viável, em área costeira impactada por petróleo, juntamente com propostas de melhorias na degradação do petróleo, para o aumento a qualidade de vida das comunidades e ecossistemas influenciados por essas ações industriais. Para isso, utilizou-sedo método das parcelas múltiplas, onde foram demarcadas cinco (5) parcelas de 20x25m2, além da determinação de HPAs e análises de metais-traço em sedimentos associados às raízes das plantas e parâmetros físico-químicos. Todos os indivíduos vivos das espécies presentes, Avicennia schaueriana (mangue preto), Laguncularia racemosa (mangue branco) e Rhizophora mangle (mangue vermelho) identificados com a circunferência à altura do peito (CAP) igual ou superior a 15 cm foram identificados e seus valores de altura e circunferência amostrados. Para análise e descrição dos dados amostrais obtidos, foram adotados métodos da Estatística Descritiva: os valores de média, desvio padrão, máximo e mínimo, das variáveis estudadas, calculados e apresentados sob a forma de tabelas e gráficos. Os dados gerados foram analisados de forma comparativa com outros dados na literatura, assim como também foram submetidos a tratamento estatístico, tendo como base a Estatística Multivariada aplicada a projetos ambientais. Na tentativa de identificar como as variáveis estudadas podem influenciar na resposta e se é possível observar a formação de grupos, foi utilizada a análise de componentes principais (PCA). Os pesquisadores concluíram que a Avicennia schaueriana foi apontada como sendo a espécie promissora para fitorremediação da área, ainda que o estudo de distribuição espacial das espécies vegetaisidentificadas no manguezal Pedra Branca deva ser mais aprofundado em pesquisas futuros.
Palavras-chave: manguezal
hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA)
metais-traço
estuário
sedimento
CNPq: Ciências Exatas e da Terra
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25687
Data do documento: 4-Abr-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (POSPETRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Gilmar_2016.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.