Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24861
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação ambiental: a legislação como óbice à sua eficácia
Authors: Santos, Aydner Maltez
metadata.dc.creator: Santos, Aydner Maltez
Abstract: O presente estudo investigará os efeitos que as legislações exercem no processo de Educação Ambiental no Brasil. O presente trabalho será metodologicamente operado por revisões bibliográficas e análises legislativas, recorrendo-se também ao estudo de caso, a partir de observações in loco no bairro da Ribeira, na cidade de Salvador-Ba. Será estabelecido uma dialética entre o Direito Ambiental e a Educação/Pedagogia, perpassando por questões sociológicas e antropológicas. A Política Nacional de Educação Ambiental, regulamenta o texto constitucional e prevê o ensino da temática com caráter transdisciplinar, sendo vedada uma autonomia disciplinar da matéria nos currículos dos cursos fundamentais, médios e superiores, exceção feita nesse último quanto a aspectos metodológicos. Contudo, ter a Educação Ambiental ramificada em todas as disciplinas da Educação Básica a tem limitado em meros projetos escolares e dissipado sua importância. Concluiu-se que vetar a disciplinarização da Educação Ambiental mitiga a operacionalidade da temática, sendo o veto integral um óbice a eficácia da norma Constitucional, que garante a Educação Ambiental.
present study will investigate the effects that the legislations exert in the process of Environmental Education in Brazil. The present study will be methodologically operated by bibliographical reviews and legislative analyzes, using also the case study, from in loco observations at the district of Ribeira, in the city of Salvador-Ba. A dialectic between Environmental Law and Education/Pedagogy will be established, going through sociological and anthropological questions. The National Environmental Education Policy regulates the constitutional text and predict the teaching of the theme with a transdisciplinary character, being forbidden a disciplinary autonomy of the theme in the curriculum of the fundamental, average and superior courses, excepting the last one as a methodological method. However, having environmental education branched out in all disciplines of Basic Education has limited it to mere school projects and dissipated its importance. It was concluded that vetoing the disciplinarization of Environmental Education mitigates the operationality of the issue, as well the integral veto is an obstacle to Constitutional effectiveness, which guarantees Environmental Education.
Keywords: Direito
Educação Ambiental
Educação
Meio Ambiente
Legislação
Law
Environmental education
Education
Environment
Legislation
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais Aplicada
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: FDUFBA
metadata.dc.publisher.program: NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24861
Issue Date: 15-Dec-2017
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Santos, Aydner Maltez.pdf2,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.