Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGordilho, Heron José de Santana-
dc.contributor.authorSantos, Aydner Maltez-
dc.creatorSantos, Aydner Maltez-
dc.date.accessioned2017-12-15T18:54:49Z-
dc.date.available2017-12-15T18:54:49Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.date.submitted2017-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24861-
dc.description.abstractO presente estudo investigará os efeitos que as legislações exercem no processo de Educação Ambiental no Brasil. O presente trabalho será metodologicamente operado por revisões bibliográficas e análises legislativas, recorrendo-se também ao estudo de caso, a partir de observações in loco no bairro da Ribeira, na cidade de Salvador-Ba. Será estabelecido uma dialética entre o Direito Ambiental e a Educação/Pedagogia, perpassando por questões sociológicas e antropológicas. A Política Nacional de Educação Ambiental, regulamenta o texto constitucional e prevê o ensino da temática com caráter transdisciplinar, sendo vedada uma autonomia disciplinar da matéria nos currículos dos cursos fundamentais, médios e superiores, exceção feita nesse último quanto a aspectos metodológicos. Contudo, ter a Educação Ambiental ramificada em todas as disciplinas da Educação Básica a tem limitado em meros projetos escolares e dissipado sua importância. Concluiu-se que vetar a disciplinarização da Educação Ambiental mitiga a operacionalidade da temática, sendo o veto integral um óbice a eficácia da norma Constitucional, que garante a Educação Ambiental.pt_BR
dc.description.abstractpresent study will investigate the effects that the legislations exert in the process of Environmental Education in Brazil. The present study will be methodologically operated by bibliographical reviews and legislative analyzes, using also the case study, from in loco observations at the district of Ribeira, in the city of Salvador-Ba. A dialectic between Environmental Law and Education/Pedagogy will be established, going through sociological and anthropological questions. The National Environmental Education Policy regulates the constitutional text and predict the teaching of the theme with a transdisciplinary character, being forbidden a disciplinary autonomy of the theme in the curriculum of the fundamental, average and superior courses, excepting the last one as a methodological method. However, having environmental education branched out in all disciplines of Basic Education has limited it to mere school projects and dissipated its importance. It was concluded that vetoing the disciplinarization of Environmental Education mitigates the operationality of the issue, as well the integral veto is an obstacle to Constitutional effectiveness, which guarantees Environmental Education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectLawpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectLegislationpt_BR
dc.titleEducação ambiental: a legislação como óbice à sua eficáciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesLeiro, Augusto César-
dc.contributor.refereesCastro, Celso Luiz Braga de-
dc.contributor.refereesGordilho, Heron José de Santana-
dc.publisher.departamentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programNUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementarespt_BR
dc.publisher.initialsFDUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Aydner Maltez.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.