Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24726
Tipo: Dissertação
Título: Capital estrangeiro e conflitos em torno das riquezas minerais no espaço sul-americano
Autor(es): Silva, Diego Jesus da
Autor(es): Silva, Diego Jesus da
Abstract: Este trabalho faz uma análise do processo de acumulação do capital sobre as riquezas minerais do espaço sul-americano, a partir da década de 1990, e os conflitos decorrentes desta investidura do capital. Para tanto, o foco da pesquisa se centrou na análise do papel que o capital estrangeiro vem desenvolvendo no Subcontinente e como o avanço destes fluxos de capitais vem reforçando a condição dependente dos países sul-americanos, especializando-os, no âmbito da divisão mundial do trabalho, em fornecedores de mercadorias com baixa densidade de valor. A categoria central de análise deste trabalho é o padrão de reprodução do capital que possibilitou o escrutínio do processo de especialização produtiva, precisando o papel que os investimentos estrangeiros diretos (IEDs) têm na orientação da economia política do Subcontinente em direção aos ditames das linhas gerais do capitalismo global. Imbricado a este processo, se traça uma análise dos conflitos que vêm se estabelecendo contra a espoliação capitalista que atinge os distintos setores sociais e a natureza.
RESUMEN Este trabajo hace un análisis del proceso de acumulación del capital sobre las riquezas minerales del espacio sudamericano, a partir de la década de 1990, y los conflictos corrientes de este avanzo del capital. Para esto, el foco de la investigación se centró en el análisis del papel que el capital extranjero viene desarrollando en el Subcontinente y como el avance de estos flujos de capital vienen reforzando la condición dependiente de los países sudamericanos, especializándolos, en el ámbito de la división mundial del trabajo, en proveedores de mercancías con baja densidad de valor. La categoría central del análisis de este trabajo es el patrón de reproducción del capital que hizo posible lo examen detallado del proceso de especialización productiva, precisando el papel que los inversiones extranjeros directos (IEDs) tienen en la orientación de la economía política del Subcontinente en dirección a los dictámenes de las líneas generales del capitalismo global. Entrelazado con este proceso, se traza un análisis de los conflictos que se vienen estableciendo contra la expoliación capitalista que afecta distintos sectores sociales y a la naturaleza.
Palavras-chave: Espaço sul-americano
Padrão de reprodução do capital
Dependência
Capital estrangeiro
Conflitos
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24726
Data do documento: 6-Dez-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (POSGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITAL ESTRANGEIRO E CONFLITOS EM TORNO DAS RIQUEZAS MINERA.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.