Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24144
metadata.dc.type: Livro
Título : Levanta, mulher, e corre a roda dança, estética e diversidade no samba de roda de São Félix e Cachoeira
Autor : Amoroso, Daniela Maria
metadata.dc.creator: Amoroso, Daniela Maria
Resumen : O livro traz o olhar feminino na arte de dançar o samba de roda, tendo o objetivo de refletir, apresentar, analisar e compreender esta arte no Recôncavo Baiano, especificamente, nas cidades de São Félix e Cachoeira, sob a perspectiva da etnocenologia. É uma contribuição para a literatura brasileira, no que se refere aos estudos afro-brasileiros, tão ainda carente na formação educacional, aliando métodos de pesquisa – relatos, descrições, entrevistas, registros e reflexões sobre a experiência vivida no campo, visando o reconhecimento e identificação de elementos de matrizes africanas, já transculturadas e reconceituadas através de processos que envolvem relações de poder, de sexo, de geografia e o samba de roda, expressão cultural resultante dos processos diaspóricos, como lugar da memória, ancestralidade e criatividade.
Palabras clave : Samba de roda - São Félix (BA) - História
Samba de roda - Cachoeira (BA) - História
Dança
Cultura popular
Pluralismo cultural
Editorial : EDUFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24144
Fecha de publicación : ago-2017
Aparece en las colecciones: E-Livros (EDUFBA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LevantaMulherECcorreARoda.epubDisponível em formato EPUB. É necessário instalar um visualizador para este formato. Melhor visualizado no Adobe Digital Editions que pode ser baixado no site do fabricante. Você também pode baixar diversos aplicativos disponíveis nas plataformas Apple ou Android. COMO FUNCIONA?2,76 MBUnknownVisualizar/Abrir
levantaMulher.pdf4,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.