Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24144
Tipo: Livro
Título: Levanta, mulher, e corre a roda dança, estética e diversidade no samba de roda de São Félix e Cachoeira
Autor(es): Amoroso, Daniela Maria
Autor(es): Amoroso, Daniela Maria
Abstract: O livro traz o olhar feminino na arte de dançar o samba de roda, tendo o objetivo de refletir, apresentar, analisar e compreender esta arte no Recôncavo Baiano, especificamente, nas cidades de São Félix e Cachoeira, sob a perspectiva da etnocenologia. É uma contribuição para a literatura brasileira, no que se refere aos estudos afro-brasileiros, tão ainda carente na formação educacional, aliando métodos de pesquisa – relatos, descrições, entrevistas, registros e reflexões sobre a experiência vivida no campo, visando o reconhecimento e identificação de elementos de matrizes africanas, já transculturadas e reconceituadas através de processos que envolvem relações de poder, de sexo, de geografia e o samba de roda, expressão cultural resultante dos processos diaspóricos, como lugar da memória, ancestralidade e criatividade.
Palavras-chave: Samba de roda - São Félix (BA) - História
Samba de roda - Cachoeira (BA) - História
Dança
Cultura popular
Pluralismo cultural
Editora / Evento / Instituição: EDUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24144
Data do documento: Ago-2017
Aparece nas coleções:E-Livros (EDUFBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LevantaMulherECcorreARoda.epubDisponível em formato EPUB. É necessário instalar um visualizador para este formato. Melhor visualizado no Adobe Digital Editions que pode ser baixado no site do fabricante. Você também pode baixar diversos aplicativos disponíveis nas plataformas Apple ou Android. COMO FUNCIONA?2,76 MBUnknownVisualizar/Abrir
levantaMulher.pdf4,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.