Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24052
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Indicadores para avaliação institucional do Sistema de Educação Superior do Exército Brasileiro: percepções dos egressos da linha de ensino complementar |
Autor : | Santos, Marcos Antônio Rodrigues dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Marcos Antônio Rodrigues dos |
Resumen : | A responsabilidade social impõe aos gestores de programas profissionalizantes a
racionalização e a otimização do emprego dos recursos organizacionais. O discente,
como principal receptor de um programa de treinamento e desenvolvimento
profissional, pode substantivamente indicar as oportunidades de melhoria e os pontos
fortes do programa, subsidiando a tomada de decisão dos gestores. Nesta pesquisa,
com base em indicadores institucionais propostos, buscou-se analisar a percepção
dos egressos do programa de pós-graduação para oficiais da linha de ensino
complementar oferecido pelo Sistema de Educação Superior Militar do Exército
Brasileiro (SESME) em relação ao contraste entre a importância de tais indicadores e
a avaliação de um programa com a utilização dos mesmos. Participaram da pesquisa
129 egressos do programa, submetidos a um questionário baseado numa escala
Likert de seis pontos, distribuído por meio de survey eletrônica, cuja análise efetivouse
com base em estatísticas descritivas, teste não-paramétrico dos postos com sinais
de Wilcoxon e o coeficiente de correlação por postos de Spearman. Os resultados da
pesquisa trazem contribuições válidas à avaliação e à atualização de programas,
quais sejam: a) identificação de indicadores institucionais integrados, coerentes com
a avaliação centrada nos objetivos, suficientes para aferir o mérito do programa; b)
identificação da relevância e priorização dos aspectos práticos no conteúdo de um
programa de treinamento e desenvolvimento profissional, secundados por assuntos
de interesse eminentemente acadêmicos, na percepção de egressos; c) reflexão
sobre a pertinência das fontes de informação para a construção de objetivos propostas
por Tyler (1975), como dimensões avaliativas do programa; d) Identificação da
relevância conferida pelos egressos à socialização e desenvolvimento dos valores
institucionais no conteúdo do programa, num curso organizacional de formação
profissional. A responsabilidade social impõe aos gestores de programas profissionalizantes a racionalização e a otimização do emprego dos recursos organizacionais. O discente, como principal receptor de um programa de treinamento e desenvolvimento profissional, pode substantivamente indicar as oportunidades de melhoria e os pontos fortes do programa, subsidiando a tomada de decisão dos gestores. Nesta pesquisa, com base em indicadores institucionais propostos, buscou-se analisar a percepção dos egressos do programa de pós-graduação para oficiais da linha de ensino complementar oferecido pelo Sistema de Educação Superior Militar do Exército Brasileiro (SESME) em relação ao contraste entre a importância de tais indicadores e a avaliação de um programa com a utilização dos mesmos. Participaram da pesquisa 129 egressos do programa, submetidos a um questionário baseado numa escala Likert de seis pontos, distribuído por meio de survey eletrônica, cuja análise efetivouse com base em estatísticas descritivas, teste não-paramétrico dos postos com sinais de Wilcoxon e o coeficiente de correlação por postos de Spearman. Os resultados da pesquisa trazem contribuições válidas à avaliação e à atualização de programas, quais sejam: a) identificação de indicadores institucionais integrados, coerentes com a avaliação centrada nos objetivos, suficientes para aferir o mérito do programa; b) identificação da relevância e priorização dos aspectos práticos no conteúdo de um programa de treinamento e desenvolvimento profissional, secundados por assuntos de interesse eminentemente acadêmicos, na percepção de egressos; c) reflexão sobre a pertinência das fontes de informação para a construção de objetivos propostas por Tyler (1975), como dimensões avaliativas do programa; d) Identificação da relevância conferida pelos egressos à socialização e desenvolvimento dos valores institucionais no conteúdo do programa, num curso organizacional de formação profissional. |
Palabras clave : | Indicadores Avaliação institucional Avaliação de egressos Avaliação de programa |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ciências Sociais Aplicadas |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | NPGA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24052 |
Fecha de publicación : | 18-ago-2017 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (NPGA) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcos Antônio Rodrigues dos Santos.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.