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Tipo: Dissertação
Título: Indicadores para avaliação institucional do Sistema de Educação Superior do Exército Brasileiro: percepções dos egressos da linha de ensino complementar
Autor(es): Santos, Marcos Antônio Rodrigues dos
Autor(es): Santos, Marcos Antônio Rodrigues dos
Abstract: A responsabilidade social impõe aos gestores de programas profissionalizantes a racionalização e a otimização do emprego dos recursos organizacionais. O discente, como principal receptor de um programa de treinamento e desenvolvimento profissional, pode substantivamente indicar as oportunidades de melhoria e os pontos fortes do programa, subsidiando a tomada de decisão dos gestores. Nesta pesquisa, com base em indicadores institucionais propostos, buscou-se analisar a percepção dos egressos do programa de pós-graduação para oficiais da linha de ensino complementar oferecido pelo Sistema de Educação Superior Militar do Exército Brasileiro (SESME) em relação ao contraste entre a importância de tais indicadores e a avaliação de um programa com a utilização dos mesmos. Participaram da pesquisa 129 egressos do programa, submetidos a um questionário baseado numa escala Likert de seis pontos, distribuído por meio de survey eletrônica, cuja análise efetivouse com base em estatísticas descritivas, teste não-paramétrico dos postos com sinais de Wilcoxon e o coeficiente de correlação por postos de Spearman. Os resultados da pesquisa trazem contribuições válidas à avaliação e à atualização de programas, quais sejam: a) identificação de indicadores institucionais integrados, coerentes com a avaliação centrada nos objetivos, suficientes para aferir o mérito do programa; b) identificação da relevância e priorização dos aspectos práticos no conteúdo de um programa de treinamento e desenvolvimento profissional, secundados por assuntos de interesse eminentemente acadêmicos, na percepção de egressos; c) reflexão sobre a pertinência das fontes de informação para a construção de objetivos propostas por Tyler (1975), como dimensões avaliativas do programa; d) Identificação da relevância conferida pelos egressos à socialização e desenvolvimento dos valores institucionais no conteúdo do programa, num curso organizacional de formação profissional.
A responsabilidade social impõe aos gestores de programas profissionalizantes a racionalização e a otimização do emprego dos recursos organizacionais. O discente, como principal receptor de um programa de treinamento e desenvolvimento profissional, pode substantivamente indicar as oportunidades de melhoria e os pontos fortes do programa, subsidiando a tomada de decisão dos gestores. Nesta pesquisa, com base em indicadores institucionais propostos, buscou-se analisar a percepção dos egressos do programa de pós-graduação para oficiais da linha de ensino complementar oferecido pelo Sistema de Educação Superior Militar do Exército Brasileiro (SESME) em relação ao contraste entre a importância de tais indicadores e a avaliação de um programa com a utilização dos mesmos. Participaram da pesquisa 129 egressos do programa, submetidos a um questionário baseado numa escala Likert de seis pontos, distribuído por meio de survey eletrônica, cuja análise efetivouse com base em estatísticas descritivas, teste não-paramétrico dos postos com sinais de Wilcoxon e o coeficiente de correlação por postos de Spearman. Os resultados da pesquisa trazem contribuições válidas à avaliação e à atualização de programas, quais sejam: a) identificação de indicadores institucionais integrados, coerentes com a avaliação centrada nos objetivos, suficientes para aferir o mérito do programa; b) identificação da relevância e priorização dos aspectos práticos no conteúdo de um programa de treinamento e desenvolvimento profissional, secundados por assuntos de interesse eminentemente acadêmicos, na percepção de egressos; c) reflexão sobre a pertinência das fontes de informação para a construção de objetivos propostas por Tyler (1975), como dimensões avaliativas do programa; d) Identificação da relevância conferida pelos egressos à socialização e desenvolvimento dos valores institucionais no conteúdo do programa, num curso organizacional de formação profissional.
Palavras-chave: Indicadores
Avaliação institucional
Avaliação de egressos
Avaliação de programa
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24052
Data do documento: 18-Ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

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